A divulgação científica nas áreas da linguística e das ciências da linguagem tem sido uma aposta de algumas das instituições de ensino português mais reputadas. Ao longo dos últimos anos, têm sido lançadas publicações que procuram dar conta dos estudos que se têm realizado sobre a linguagem humana e as línguas, tornando público um tipo de conhecimento que nem sempre está ao alcance de quem não está em contacto direto com a instituição onde os estudos se realizam, mas tem interesse na investigação desenvolvida neste âmbito. Neste contexto, surge o último número da Revista elingUP, publicada pela Universidade do Porto, e que pretende divulgar alguns dos trabalhos de investigação que têm sido conduzidos por estudantes de linguística.
Este número inicia com uma entrevista ao professor universitário Tjerk Hagemeijer, que tem realizado trabalho de investigação sobre os crioulos de base lexical portuguesa, nomeadamente os do golfo da Guiné, e as variedades do português em África. Nesta conversa, este estudioso defende que «a diversidade linguística é algo que devemos preservar, tal como queremos preservar a diversidade biológica, da fauna e da flora» (pág. 14). Após este texto inicial, são apresentados os trabalhos de investigação desenvolvidos sobretudo por estudantes das universidades do Porto e de São Paulo (Brasil) e que se enquadram na área da linguística computacional, tradução e variedades linguísticas.
Destes textos, salientamos o artigo “Tradução Automática versus Tradução Humana: o caso da homonímia e homografia portuguesas”, da autoria de Margarida Silva e Raquel Moreira. Neste trabalho, são explorados casos de palavras homónimas e homógrafas em português cuja tradução em inglês, realizada por ferramentas de tradução automática, parece não ser satisfatória nem suficiente sem a intervenção de um tradutor humano, sendo flagrante que as palavras homógrafas são as que mais erros apresentam na tradução entre as duas línguas.
Em suma, o conjunto de textos organizados nesta publicação apresenta uma visão interessante sobre questões empíricas relacionadas com a relação das línguas humanas (designadas também por linguagem natural) com as novas tecnologias de informação.
Nota: Consulte aqui o primeiro volume da Revista elingUP, publicado em 2024.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações