Qualquer língua se caracteriza pela diversidade de uso pelos seus falantes, sendo, portanto, considerada um sistema linguístico heterogéneo. O português, idioma oficial de vários países e comunidades ao redor do mundo, é hoje entendido por muitos como uma língua pluricêntrica, ou seja, é um sistema linguístico diverso e que acarreta diferentes perspetivas linguísticas e culturais. Tendo em conta este enquadramento da língua portuguesa, a Universidade de Aveiro organizou, em junho de 2021, o Congresso Internacional em Variação Linguística nas Línguas Românicas e do qual resultou a publicação Estudos em variação linguística nas línguas românicas – 2.
Esta publicação, coordenada por Lurdes de Castro Moutinho, Aberto Gómez Bautista, Elisa Fernández Rei, Helena Rebelo, Rosa Lídia Coimbra e Xulio Sousa, reúne quinze dos textos apresentados neste congresso. O seu principal objetivo é apresentar e discutir questões empíricas, metodológicas e teóricas do estudo da variação e mudança linguística.
De entre os vários textos desta compilação, salientamos «Contributos para um estudo de variação no português de Angola: as formas de tratamento entre militares», de António Kingui e Paulo Osório, que apresenta uma investigação sobre as formas de tratamento do português de Angola, nomeadamente no contexto militar. Destaca-se ainda outro texto, «Usos não-padrão e avaliação do lhe em variedades do português», de Lorena da Silva Rodrigues, Aline Bazenga e Maria Elias Soares, que elenca os usos não-padronizados do pronome lhe nas variedades madeirenses do português europeu. Os dados analisados neste trabalho demonstram que o uso do pronome lhe, nas variedades geográficas investigadas, está dependente das estruturas linguística e social.
Por fim, realçamos «O português falado em São Tomé: o uso dos róticos», de Madalena Teixeira e Teresa Sequeira, que analisa os róticos (designação extensiva das unidades fonológicas simbolizadas no alfabeto latino pela letra r) em contextos pré-vocálico e pós-vocálico no português da ilha de São Tomé. Este estudo indica a existência de variação no uso dos róticos, comparativamente ao Português Europeu padrão.
Em síntese, o conjunto de textos organizados nesta publicação apresenta uma visão interessante sobre questões empíricas e teóricas do estudo da variação e mudança linguística, nomeadamente no que à língua portuguesa diz respeito.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações