Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Montra de Livros
A ortografia no Brasil. História e crítica
O POLH na Europa
Português como Língua de Herança
Na área do ensino de língua portuguesa, é muito discutido o conceito da área de Português como Língua de Herança (POLH), isto é, como língua usada por filhos ou netos de emigrantes e que a adquiriram em simultâneo da língua do país de acolhimento. A obra O POLH na Europa – Português como Língua de Herança (volume I e volume II) reúne um conjunto de estudos que contribuem para este debate.
História Global de Portugal
Uma obra sobre aspetos da história de Portugal que refletem o impacto de situações e movimentos à escala mundial, num percurso histórico que também tem dimensão linguística. Trata-se de um livro organizado por Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva, que coordenaram uma equipa de 87 autores.
Frases Feitas
Estudo conjetural de locuções, ditados e provérbios (3.ª edição)
João Ribeiro publicou em 1908 a obra Frases Feitas, que reunia mais de 800 expressões português, que o autor estudou. Em 2009, a Academia Brasileira de Letras reeditou a obra.
Sentimento da Língua
Homenagem a Evanildo Bechara 90 anos
Um livro de homenagem ao gramático brasileiro Evanildo Bechara (Recife, 1928), constituído por 17 estudos e quatro textos de intenção e teor mais pessoais. Trata-se de um documento eletrónico organizado por Denise Salim Santos, Flávio de Aguiar Barbosa e Sheila Hue, com a chancela da Editora Nau, do Rio de Janeiro.
O Cânone
«Neste livro encontrará muitas opiniões discordantes sobre muitos autores portugueses; muitas escolhas, muitas ideias, e muitos tons diferentes. Não é um dicionário ou um guia neutro para a história da literatura portuguesa: é um livro de crítica literária para nos fazer pensar sobre a literatura portuguesa.»
Coordenação: António M. Feijó, João R. Figueiredo e Miguel Tamen
100 Papas na Língua
Cem Papas na Língua, escrito pela professora Lurdes Breda e ilustrado por Tânia Clímaco, com prefácio do escritor Afonso Reis Cabral, foi editado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, com o apoio do Instituto Camões em Moçambique, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa (dia 5 de maio 2020).
As Literaturas em Língua Portuguesa
