Um livro que, no estilo vivo e polémico do seu autor, o linguista, escritor e tradutor português Fernando Venâncio, vem reforçar uma perspetiva sobre as origens da língua portuguesa que há anos ganha maior afirmação: a de que o português está longe de ser a consequência linguística direta da criação do reino de Portugal no século XII. Uma visão que se funda nas palavras e no seu passado, é sublinhado nas páginas desta obra: «Este é […] um livro sobre palavras, sobre a história delas e sobre estruturas que elas escondem. É também um livro de divulgação de conhecimentos.» (p. 17).
A Associação Portuguesa da Linguística lançou a sua primeira revista temática, subordinada ao tema da avaliação de aprendizagens gramaticais. Esta publicação reúne textos de um conjunto de autores que abordam diferentes questões do ensino, aprendizagem e avaliação de âmbito gramatical, em sentido lato.
Ruas e Gentes na Lisboa Quinhentista, da autoria do historiador António Borges Coelho, é uma descrição preciosa da cidade de Lisboa do século XVI, através da toponímia e das suas gentes.
A Língua Portuguesa como Ativo Político é um livro da linguista brasileira Mônica Villela Grayley, que tem desenvolvido atividade e investigação na área do português no contexto das relações internacionais. Resulta da tese de doutoramento que a autora defendeu pela Universidade Aberta em 2014.
Trata-se de um guia orientador da linguagem utilizada nas várias plataformas do organismo tutelar do olimpismo em Portugal; servindo, simultaneamente, para consulta externa de um aprofundado Glossário de Termos Olímpicos, de uma lista completa das modalidades olímpicas e da grafia dos respetivos resultados e marcas.
Gramática de Português Língua Não Materna Níveis A1 e A2 é um instrumento de trabalho para todos aqueles que não têm o português como língua materna. Elaborada de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), esta obra aborda os conteúdos linguísticos previstos nos níveis de proficiência em causa e, para o efeito, fá-lo através de explicações e de exercícios de sedimentação de conhecimentos, que têm uma proposta de solução nas últimas páginas da gramática.
Escrita em dia, editada pelo Clube do Autor, visa «desbloquear e conduzir» quem se proponha escrever pelos mais variados motivos. Para o efeito, a autora divide as suas recomendações práticas em 40 semanas, pelas quais reparte exercícios que ajudam a ultrapassar as dificuldades de quem queira escrever bem e com facilidade – seja para si próprio, num blogue ou para um registo mais literário.
Uma publicação destinada ao tratamento teórico e prático de diferentes géneros textuais numa perspetiva de transposição didática ajustada ao ensino básico e secundário.
Da autoria da professoa Sandra Duarte Tavares, Comunicar com sucesso (edição da Oficina do Livro) condensa um conjunto de sugestões para que os leitores possam aperfeiçoar as suas competências comunicativas no âmbito da oralidade e da escrita. Inclui, também, uma lista dos erros mais comuns, dicas para comunicar com assertividade, com vista aos objetivos a alcançar, e ainda técnicas e ferramentas para aperfeiçoar as competências linguísticas.
Livro que reúne, de forma lúdica, alguns do erros, muitos deles bem hilariantes, fruto da experiência de 25 anos de ensino do Português da professora Lúcia Vaz Pedro – daqui partindo para um saboroso compêndio destinado também aos pais dos alunos ainda não conquistados para a leitura e para o gosto pelo bom uso da nossa língua.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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