O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa perfaz 27 anos de existência e o projeto criado por João Carreira Bom e José Mário Costa mantém a sua vitalidade e pertinência no mundo da lusofonia.
10 milhões de utilizadores visitaram o sítio do Ciberdúvidas no ano de 2023. Estes números, que se distribuem de forma equilibrada pelos géneros masculino e feminino, são indicativos inequívocos de que a atividade desenvolvida neste espaço continua a ser uma referência um pouco por todo o mundo, com visitantes são oriundos de diversos países, como nos indicam os seguintes dados:
− Brasil: 5 902 656
− Portugal: 1 282 045
− Angola: 123 471
− Moçambique: 109 894
− EUA: 32 972
− Espanha: 18 693
− França: 16 337
A rubrica mais visitada do portal continua a ser o espaço do Consultório, onde se encontra à disposição dos consulentes um acervo que conta com mais de 35 000 respostas a dúvidas relativas aos mais diversos planos da língua. Neste espaço, identificamos as três respostas mais consultadas desde sempre, que correspondem a dúvidas que se mantêm pertinentes para os falantes. São elas "À ou há?" (com 52 535 consultas), "As abreviaturas de senhor/a, excelentíssimo/a e Vossa Excelência" (com 43 637 consultas), "Utilização de dar ou dá" (com 32 946 consultas).
A segunda rubrica mais consultada é O nosso idioma, que tem entre os artigos mais consultados "20 insultos pouco conhecidos e inconvenientes" (com 70 968 leituras), "As 20 palavras mais engraçadas da língua portuguesa" (com 31 510 leituras) e "A vírgula em 4 regras simples" (com 21 801 leituras).
O Ciberdúvidas tem também feito um esforço no sentido de diversificar os seus produtos, procurando, desta forma, chegar a mais consulentes e leitores. Por essa razão, dispõe de páginas nas redes sociais (Facebook; Instagram), que divulgam as atualizações que ocorrem sobretudo no Consultório e nas rubricas O Nosso Idioma, Montra de Livros, Pelourinho, entre outras. Colabora ainda, semanalmente, com o programa Páginas de Português, da Antena 2, com apontamentos que visam aspetos da língua portuguesa.
Foram também criadas rubricas, como a Dúvida da Semana, A dúvida do Ano ou o Podcast Ciberdúvidas, um conjunto de novidades que procura colocar a língua portuguesa no centro dos interesses dos falantes e que visa estimular a reflexão sobre a língua, o conhecimento linguístico e a correção.
Foi também lançado, no final de 2023, o primeiro número dos Cadernos de Língua Portuguesa, uma coleção que visa dar a conhecer, de forma mais estruturada, parte do acervo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, dando resposta também às necessidades e interesses dos consulentes da plataforma.
A página do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa continua a ser requisitada diariamente por dezenas de consulentes que colocam questões, de diferentes graus de complexidade, e que confiam na experiência e no saber dos especialistas responsáveis pela gestão da página.
Por tudo isto, os 27 anos do projeto não são sinal de cansaço, mas antes de vitalidade reinventada e da criação de um espaço absolutamente necessário no quadro da lusofonia.
Parabéns, Ciberdúvidas! Que venham outros tantos!