O Ciberdúvidas completa 28 anos de existência!
No decurso de mais de um quarto de século, todos os consultores que pelo projeto passaram, de forma permanente ou pontual, trabalharam a língua e com a língua. Foi assim que um projeto que poderia ter sido pontual ou que se poderia ter esgotado face à concorrência de outros empreendimentos se mantém vivo, atual e pertinente.
Todos os dias chegam novas dúvidas ao Consultório do Ciberdúvidas, todos os dias os seus consultores propõem esclarecimentos e ajudam na resolução de problemas. Todos os dias olham para os usos da língua, na sociedade, na comunicação social e apontam incorreções, problemas ou destacam o léxico que vai dizendo o mundo e a sua perene transformação.
É um trabalho destinado a consulentes individuais e a leitores virtuais, rostos invisíveis, que quem deste lado trabalha raramente conhece. Os conteúdos são produzidos, divulgados e as reações só se identificam através dos números que marcam as leituras de cada texto, de cada resposta e dos dados que indicam que os leitores do Ciberdúvidas estão um pouco por todo o planeta, com particular destaque para o Brasil e para Portugal.
No entanto, são também muitos os consulentes e leitores que fazem chegar a sua gratidão ao portal e aos consultores que os acompanham. O ato ilocutório expressivo é muitas vezes endereçado ao Ciberdúvidas, tanto após uma pergunta como após a receção da resposta. À sua caixa de correio virtual chegam inúmeras expressões que mostram como os atos de agradecimento e de reconhecimento se podem espraiar em inúmeras formas linguísticas. Desde as mais elaboradas e até efusivas:
«Os parabéns ao Ciberdúvidas pela ajuda preciosa e única que dá a quem usa a língua como instrumento.»
«Obrigado, antecipadamente, a toda a equipe por vir sanando muitas dúvidas do nosso idioma ao longo dos anos.»
«Agradecendo uma vez mais o vosso interessante e útil serviço público, aguardo o vosso esclarecimento.»
«Muito obrigada pela ajuda e parabéns pelo trabalho realizado todos os dias.»
«Gostaria de agradecer ao Ciberdúvidas o excelente trabalho que desenvolve.»
«Agradeço desde já a vossa resposta e aproveito para vos dar os parabéns pelo vosso árduo trabalho.»
«O meu muito obrigado e os meus efusivos cumprimentos pelo sempre ótimo trabalho!»
«Gostaria de agradecer o serviço prestado pelo Ciberdúvidas.»
«Obrigada, Ciberdúvidas, por tanto trabalho!»
«Muito obrigado e parabéns pelo vosso notável serviço.»
«Muito obrigada pela utilidade gigantesca desta página.»
«Obrigada pelo vosso precioso trabalho.»
«Muito obrigada pela ajuda sempre inestimável.»
«Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.»
«Obrigado pelo vosso excelente trabalho.»
às mais contidas, mas, ainda assim, sinceras:
«Muito obrigada pela vossa disponibilidade.»
«Agradeço a ajuda.»
«Muito grata pela ajuda!»
«Agradeço esse esclarecimento.»
«Grato do vosso trabalho!»
«Muitíssimo obrigado!»
«Agradecido pela atenção.»
«Bem hajam!»
Todas estas manifestações de gratidão e de reconhecimento são matéria que nos motiva a cada dia e nos faz ter a certeza de que o que fazemos mantém utilidade e continua a fazer sentido porque a língua continua viva e continua a haver quem a queira cuidar ou compreender melhor.
E porque o agradecimento pode ser um ato de reciprocidade, o Ciberdúvidas deixa, neste dia especial, o seu reconhecimento aos seus fundadores, os jornalistas João Carreira Bom e José Mário Costa, que criaram o projeto assente na metáfora das águas do rio que correm: «A língua é como um rio: sem margens, desaparece.» (João Carreira Bom). Fica igualmente uma palavra de apreço a todos os consultores, que, ao longo destes anos, levaram o projeto a bom porto e, por fim, resta-nos agradecer a quem nos contacta todos os dias e a quem nos lê frequentemente ou pontualmente.
A todos, a nossa gratidão! E parabéns, Ciberdúvidas!