As abreviaturas de senhor/a, excelentíssimo/a e «Vossa Excelência» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As abreviaturas de senhor/a,
excelentíssimo/a e «Vossa Excelência»

«Ex.mo/a (s)»,«Exmo/a. (s.)» ou «Exmo/a (s)», «Sr.», «Sra.», «Srs.», «Sras.»? E o plural da abreviatura: «V. Exa.»? «VV. Exas.»?

Pelo que tenho lido, hoje em dia vale um pouco de tudo, no entanto quando se questionam os responsáveis por protocolos e endereçamentos oficiais e institucionais não conseguem nem citar fontes nem justificar o uso desta ou daquela abreviatura.

Grata pela vossa atenção.

Estela Barros Porto, Portugal 289K

Em relação às abreviaturas, não parece que «valha um pouco de tudo», mas verificam-se realmente oscilações nas suas formas, desde há muito tempo – mesmo nos anos 40 do século passado.

É verdade que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa de 1940 apresenta um "Registo de abreviaturas", no qual podem encontrar-se as abreviaturas em questão1:

1 – Ex.ᵐᵒ, Ex.ᵐᵃ

O plural desta abreviaturas não consta desse "Registo...", mas infere-se que o s deverá ocorrer também sobrescrito:

 2 – Ex.ᵐᵒˢ, Ex.ᵐᵃˢ

Quanto a senhor(es) e senhora(s), o mesmo registo apresenta:

3 – Sr. (forma preferível, mas também se regista Snr. e S.ᵒʳ) – Srs. (ou Snrs., não constando forma "S.ᵒʳᵉˢ");

4 – Sr.ᵃ (forma preferível, mas também se regista Snr.ᵃ) –  Sr.ᵃˢ (ou Snr.ᵃˢ).

Finalmente, em relação a «Vossa Excelência», a fonte em referência apresenta:

5 – singular: V. Ex.ᵃ; plural: VV. Ex.ᵃˢ.

Na atualidade, em Portugal, apenas o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Porto Editora (versão impressa publicado em 2009) inclui uma lista de abreviaturas (o VOLP da Academia Brasileira de Letras tem a sua lista também). Pode dizer-se que as formas que aí figuram são já uma simplificação das acima indicadas, consagrando certas práticas que se generalizaram, como sejam a passagem do o, do a e s em expoente para o tipo de letra normal e a deslocação do ponto abreviativo para o fim das sequência de letras constitutiva da abreviaturas:

Sra.
Exmos.
Exmas.
V. Exa. (não se regista o plural)

Assinale-se que, no VOLP da Porto Editora, se registam as formas com letras sobrescritas; e, embora esta fonte não inclua o plural de V. Exa., este generalizou-se hoje como V. Exas.

1 Uma abreviatura exibe sempre um ponto, conforme se sublinha na resposta "Ponto nas abreviaturas, de novo" e no artigo A grafia (diferente) das abreviaturas e dos símbolos, de Maria Regina Rocha (ver também Textos Relacionados, ao lado).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Morfologia; Ortografia/Pontuação Campos Linguísticos: Abreviaturas