Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Os CAE, os CMEC, o Dia de Santo António em Lisboa, o Corpo de Deus e o Museu da Língua, em São Paulo
Os CAE, os CMEC, o Dia de Santo António em Lisboa,
o Corpo de Deus e o Museu da Língua, em São Paulo
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 418

1.   As siglas-acrónimos CAE e CMEC, tão estranhas quanto a sua muito específica e exclusiva utilização no setor energético português – a primeira denominando os chamados Contratos de Aquisição de Energia*, antes da liberalização do mercado ibérico, e a segunda, depois dela e da privatização da operadora nacional de eletricidade nacional, a EDP, significando Custos para Manutenção de Equilíbrio Contratual** – emergiram de súbito no espaço mediático. Tudo por via do processo judicial instaurado a dois dos seus principais gestores responsáveis dessas consideradas «rendas excessivas» e lesivas para o Estado português. O que querem elas dizer, de facto  – e o que faz uma sigla poder ser também um acrónimo –, é o que deixamos assinalado anteriormente. E, ainda, nestes outros esclarecimentos constantes do arquivo do Ciberdúvidas: A grafia das formas reduzidas: abreviaturas, siglas e acrónimos + Siglas e acrónimos + Ainda sobre as siglas e os acrónimos + Formação de siglas + O código da sigla + Ai, os "PALOPs"!

* Contrato de Aquisição de Energia (CAE): «Contrato celebrado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 183/95, de 27 de Julho, entre um produtor vinculado e a entidade concessionária da RNT, através do qual o produtor se comprometeu a vender à entidade concessionária da RNT a capacidade total da instalação produtora de acordo com as condições técnicas e comerciais nele estabelecidas, tendo a REN Trading, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 172/2006, de 23 de Agosto, sucedido à entidade concessionária da RNT na sua posição contratual relativamente aos contratos não cessados de acordo com os mecanismos previstos no Decreto Lei n.º 240/2004, de 26 de Dezembro.» in Glossário da Entidade Reguladora os Serviços Energéticos (ERSE).

** Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC): «Custos definidos nos termos do Decreto-Lei n.º 240/2004, de 27 de dezembro. Ibidem. 

2.   A locução «até que» dever ser sempre acompanhada do verbo no conjuntivo/subjuntivo? «Água é bom para a saúde»: nesta frase não haverá um erro de concordância? Como classificar as palavras cabo (de vassoura) e cabo (termo geográfico)? Como se pronunciam os substantivos balaústre e balaustrada? As respostas, e os devidos esclarecimentos, ficam em linha no consultório.

3.    Temas dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa desta semana:

•  A língua portuguesa no contexto da globalização, numa conversa com o professor universitário português Pedro Gomes Barbosa, no Língua de Todos – na sexta-feira, dia 16 de junho, às 13h15***, na RDP África, com repetição no sábado, seguinte, depois do noticiário das 09h00***.

• E sobre o recém-publicado livro Nova Peregrinação por Diversificadas Latitudes da Língua Portuguesa e o seu autor, Fernando Cristóvão, no Páginas de Português – no domingo, dia 18 de junho, na Antena 2, às 12h30***, com repetição no sábado seguinte, dia 24 de junho, às 15h30***.

*** Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

4.    Devido aos feriados dos dias 13 – Dia de Santo António****, padroeiro da cidade de Lisboa – e 15 – Dia de Corpo de Deus***** –, a próxima atualização do Ciberdúvidas ocorrerá na sexta-feira, dia 16.

**** Vide, por exemplo: Frase sobre Santo António de Lisboa + Sobre o Sermão de Santo António aos Peixes + Interpretação de excerto de Sermão de Santo António aos Peixes + O significado de um excerto do Sermão de Santo António aos Peixes.

***** Vide, por exemplo: As palavras Deus, Anjo e Alma + Razão do uso de Deus sem artigo

5.   Dois registos finais para:

• A assinatura no Rio de Janeiro – segunda etapa das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, que neste ano se estenderam também ao Brasil – do protocolo de transferência do espólio do último chefe de Governo do Estado Novo, Marcello Caetano, para o Real Gabinete Português de Leitura, fundada em 1837 por emigrantes e refugiados portugueses. Trata-se de um acervo valiosíssimo composto por 17 963 títulos e por 21 506 volumes, entre os quais uma edição de 1731 das Memórias de D. João.

• E, já em São Paulo, a disponibilidade manifestada pelo primeiro-ministro português, António Costa, do Estado Português para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.