As palavras Deus, Anjo e Alma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As palavras Deus, Anjo e Alma

Gostaria de saber se as palavras Deus, Anjo e Alma são consideradas substantivos concretos ou abstratos.

Ana Butigelli Técnica de contabilidade Pirassununga, Brasil 25K

Os substantivos Deus (ou deus), Anjo (ou anjo) e Alma (ou alma)1 são tradicionalmente incluídos na subclasse dos nomes concretos. Não serão abstractos porque não designam «uma ação, um estado ou uma qualidade, considerados independentemente da classe de objetos ou seres a que se refere», citando a definição de substantivo abstracto no Dicionário Houaiss. Trata-se, portanto, de designações de entidades às quais se associam acções, estados e qualidades, pelo que estamos perante substantivos concretos.

No entanto, gostaria de assinalar que o Dicionário Houaiss levanta um problema interessante quanto à ambiguidade dos termos concreto e abstracto: substantivo concreto é definido como um «substantivo real», e substantivo abstracto, como «substantivo imaginário». Se a questão se coloca entre saber o que é imaginário e real, fácil é de ver que uns dirão que as palavras em foco são substantivos concretos («Deus, os anjos e as almas são reais»), enquanto outros os considerarão abstractos, porque lhe dão um estatuto imaginário. No contexto da educação religiosa e entre quem seja crente, as palavras em discussão são tão concretas e reais como o pão quotidiano. Numa perspectiva não-religiosa, aceita-se que os substantivos Deus/deus, anjo e alma sejam quer concretos quer abstractos.

1 As palavras em causa podem ser nomes próprios, com maiúscula inicial (Deus, Anjo e Alma), se são substantivos que designam indivíduo de uma classe ou categoria (Dicionário Houaiss). São nomes comuns. com minúscula (deus, anjo e alma), se se aplicam a «qualquer indivíduo de uma classe de seres ou que designa toda a classe abstractamente».

Carlos Rocha
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica