Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Nova Peregrinação por Diversificadas
Latitudes da Língua Portuguesa
Volume I (1968-1989)
Fernando Cristóvão
Esfera do Caos, 2017 1K   

Recolhidas ao longo dos 21 anos da sua presidência no então ICALP (Instituto de Cultura e Lingua Portuguesa), Fernando Cristóvão reuniu neste primeiro volume os diários que foi escrevendo dessas impressões «pelas rotas da Lusofonia»

«Vinte e um anos (1968-1989) através do mundo – como assinala Annabela Rita, na introdução ao livro –, 28 viagens para 21 países (Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Bulgária, China, Dinamarca, Dubai, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Malásia, México, Polónia, Rússia, Tailândia), repetindo 5 (Alemanha, 2 vezes; Brasil, 3 vezes; Espanha, 2 vezes; França, 3 vezes, e Hungria, 2 vezes) e, frequentemente, com múltiplos lugares no país de destino (...). Pelos vastos e diversificados territórios da língua portuguesa (1968-1990) é a grande angular desta revisitação vinte e sete anos depois, a que outros se seguirão. E o ciclo “encerra” com o destaque de uma personalidade notável e tutelar na construção dessa cartografia lusófona: Agostinho da Silva, “furacão, verdadeiramente genial, de ideias extremamente originais e arrojadas”.»