1. Agora, à segunda-feira, o primeiro canal da televisão pública portuguesa volta a emitir o magazine Cuidado com a Língua!, que fora interrompido em junho transato. Trata-se do 12.º programa da 10.ª série, à volta da figura e da obra de Rafael Bordalo Pinheiro, no cenário natural da fábrica e respetivo museu em memória do celebrado caricaturista, ceramista, político e jornalista português dos fins do século XIX. Os pormenores deste episódio aqui.
* Na RTP 1, 2.ª-feira, 2 de outubro, depois das 21h00 (hora oficial de Portugal continental), com repetição nos demais canais da televisão pública portuguesa e disponível, também, no RTP Play
2. No consultório ficam entretanto em linha 10 novas respostas, que preenchem a presente atualização do Ciberdúvidas**. Esclarecimentos respeitantes a questões de concordância verbal adjetival e com sujeitos no singular; sobre discurso indireto livre sobre o conceito de deixis espacial e a conjunção subordinativa causal porque; quanto ao pronome cujo e ao uso dos pronomes pessoais eu, tu, mim e ti; uma dúvida sobre semântica («Como devo dizer quando deito um álcool por cima de qualquer alimento e depois lhe deito fogo, estou a flamejar ou a flambear?») e uma última a propósito do uso do hífen nas novas regras definidas nos pontos 4.º e 5.º da Base XV do AO90 («”Ele é um homem muito sem-vergonha!” Todos sabemos que se usa o hífen neste caso. “Aqueles são filmes sem censura.” Usa-se hífen?»).
** Pelas razões já anteriormente expostas, o Ciberdúvidas passou a assegurar as suas atualizações temáticas apenas uma vez por semana, à segunda-feira. Sempre que a atualidade ou a importância do assunto o justificar, não deixaremos de o noticiar, com o devido registo nos Destaques.
3. Finalmente, na rubrica Pelourinho, deixamos disponível um texto da professora Maria Eugénia Alves comentando o inadequado uso da forma de tratamento «você» numa série televisiva sobre Napoleão Bonaparte.