Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A estiva e os estivadores no Cuidado com a Língua!
3.ª-feira, dia 6 de junho, na RTP 1, 21h00*
994

Porque é que se chama estiva ao trabalho de carga e descarga de um navio? E «pear um contentor» o que significa? E os símbolos marítimos que eles ostentam são bandeiras ou pavilhões? E qual é o plural de convés (o mesmo que deque, na linguagem náutica)? Estas são algumas das curiosidades do 11.º programa da nona série do magazine Cuidado com a Língua!, rodado no porto de Lisboa, entre empilhadores, gruas, cabeços e estropos de todo o género. Na RTP 1, na terça-feira, dia 6 de junho, às 21h00*.

* Hora oficial de Portugal Continental, com repetição nos canais internacionais da RTP (ver aqui), ficando também disponível na sua página oficial. Outras informações aqui.

N.E. – informação (suplementar) que se lamenta: a RTP voltou a interromper, agora definitivamente, o magazine Cuidado com a Língua!. O 11.º programa desta 9.ª série, com o tema da estiva e com quem a assegura no porto de Lisboa, será por isso o último emitido pelo 1.º canal da televisão pública portuguesa na terça-feira, dia 6 de junho, às 21h00*. Quanto aos dois episódios que ficaram assim por emitir desta série tão destratada pela atual Direção de Programas da RTP – sobre Rafael Bordalo Pinheiro e no Panteão Nacional – nunca será antes de setembro, ao que foi possível saber, pelas (vagas) informações disponibilizadas à produtora do programa, a Até ao Fim do Mundo.

N.E. 2 – Posteriormente a esta (vaga) informação sobre as razões de a RTP 1 não ter emitido os dois últimos programas da 9.ª série do Cuidado com a Língua! – e após vários reparos críticos sobre a irregularidade da sua transmissão** –, o diretor de Programas da RTP 1, Daniel Deusdado, escreveu no jornal "Público" do dia 21/06/2017 o artigo "O Cuidado com a Língua da RTP". "''O Cuidado com a Língua da RTP' e a realidade dos factos" foi a resposta do autor do programa, José Mário Costa, publicada no mesmo jornal, no dia 28/06/2017.

** Estes, por exemplo: "Cuidado com a língua!", "Cuidado com a Língua e sobretudo com a RTP", assinados, respetivamente,  pelo economista António Bagão Félix e o advogado Domingos Lopes, no jornal "Público"; "Política e politiquice", pelo jornalista Eduardo Oliveira e Silva, na sua crónica no jornal "i" do do dia 14/06/2017 (no ponto 3, no qual se refere também à «morte lenta» do Ciberdúvidas); e um comentário da deputada Gabriela Canavilhas, no programa "Um Certo Olhar", da Antena 2, no dia 16/06/2017 (entre o minuto 04'10'' e o minuto 06'53" – o áudio aqui.)