Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O génio de Rafael Bordalo Pinheiro no regresso do Cuidado com a Língua!
2.ª-feira, 2 de outubro, na RTP 1, depois das 21h00*
436

Interrompido em junho transato, o primeiro canal da RTP volta a emitir o magazine Cuidado com a Língua!, agora à segunda-feira, depois do Telejornal. * À volta da figura e da obra de Rafael Bordalo Pinheiro, e no cenário natural da fábrica e respetivo museu em sua memória, nas Caldas da Rainha, cruzar-se-ão neste episódio muitas das expressões, termos e figuras populares criados pelo celebrado caricaturista, ceramista, político e jornalista português dos fins do século XIX. E outras tantas curiosidades, a começar pelo seu próprio nome, com ph e dois ll, e agora não. E porquê, e desde quando, “Zé Povinho”? E o a ele para sempre associado «manguito»? Ou, ainda, os muitos provérbios alusivos ao humor, ao riso e… ao siso.

 

* Na RTP 1, 2.ª-feira, 2 de outubro, depois das 21h00 (hora oficial de Portugal continental), com repetição nos demais canais da televisão pública portuguesa; e disponível, também, no RTP Play.