1. Se em Portugal a vacinação contra a covid-19 já abrangeu grande parte da população, noutros países, noutros continentes, a situação anda longe disso, a ponto de António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, declarar indignado: «Não termos uma distribuição justa das vacinas não só é imoral, também é estúpido» (entrevista à RTP, no dia 7 de outubro de 2021). Do que se passa à volta da pandemia continua a rubrica A covid-19 na língua a fazer eco, desta vez com oito entradas: «dedos covid», Hapvida, «maiores de 65 anos», «passaporte da vacina», perfecionistas , presentismo, Prevent Senior, «variante vietnamita».
2. Será que a expressão «único e singular» é uma simples redundância? A resposta encontra-se no Consultório e junta-se a várias outras, relativas aos seguintes tópicos: o sujeito subentendido, o futuro do conjuntivo, o aspeto imperfetivo, o verbo fraudar, a distinção entre pedreiro e canteiro e o significado de decêndio. Por último, um esclarecimento dirigido a uma consulente de São Tomé e Príncipe sobre a diferença entre aviso, comunicado e anúncio.
Na imagem à direita, Mulheres na Feira (2005), do pintor são-tomense Olavo Amado.
3. Nas demais rubricas:
– Nas Lusofonias, disponibiliza-se o artigo que o jornalista angolano João Melo publicou no Diário de Notícias de 5 de outubro, com críticas à forma como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem funcionado desde os seus começos.
– Em O Nosso Idioma, transcreve-se, com a devida vénia, o texto de apresentação que a escritora Nélida Piñon escreveu para o Jornal de Letras de 6 de outubro p.p. a propósito do seu romance Um Dia Chegarei a Sagres, publicado em 2020. Na mesma rubrica, inclui-se um apontamento de Lúcia Vaz Pedro sobre a expressão inglesa Pandora Papers, relativa ao escândalo financeiro que envolve figuras públicas internacionais com contas nos chamados «paraísos fiscais».
– Da publicação do segundo volume do dicionário de língua gestual angolana dão conta as Diversidades com uma notícia do Jornal de Angola (7 de outubro de 2021) sobre os esforços envidados em Angola para a inclusão dos alunos surdos
4. Registos com interesse para a promoção cultural e académica da língua portuguesa:
– o anúncio em 6 de outubro do projeto de criação, em Coimbra, de um polo do Museu da Língua Portuguesa, sediado em São Paulo;
– os Encontros Mensais sobre Discurso Académico (EMDA), do CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra e da ESECS do Politécnico de Leiria, cuja 2.ª sessão, em 13 de outubro das 18h00 às 19h00, é preenchida com uma comunicação da linguista Lu Gao, intitulada "A posição autoral (stance) de aluno-autores universitários em ensaios académicos".
5. A propósito dos prémios Nobel, atribuídos a diferentes áreas – Física, Química, Medicina, Economia, Literatura e Paz – e que por estes dias são notícia pelo anúncio dos galardoados de 2021, recorde-se que o nome que os identifica é uma palavra aguda, isto é, oxítona, soando a sua prolação como "nobél", e que o plural se faz como o de papel ou anel. Sobre este tópico, já clássico, recomenda-se a consulta de alguns textos disponíveis no arquivo do Ciberdúvidas, como sejam "O plural de Nobel e a sua pronúncia", "Fugiu o Nobel, ficou o erro", "Bem-haja, José Saramago!", "Prémio N[ó]bel ou Nob[él]?", "A pronúncia de Nobel" e "Como (bem) dizer ONU e Nobel... em português ".
6. Temas de relevo nos três programas que a rádio pública portuguesa dedica à língua portuguesa:
♦ O evento Ateliê Poético: Residências (virtuais) em movimento, realizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) em outubro, em Lisboa – no programa Língua de Todos, na RDP África (sexta-feira, 08/10/2021, pelas 13h20*).
♦ O espaço na aprendizagem que as diferentes literaturas em língua portuguesa têm nas escolas da CPLP, num depoimento da professora Inocência Mata – no Páginas de Português, transmitido na Antena 2 (domingo, 10/10/2021, 12h30*), programa que conta ainda com a crónica de Edleise Mendes, a respeito da Internet e a diversidade linguística e cultural do português.
♦ Também na Antena 2, o Palavras Cruzadas, um programa de Dalila Carvalho transmitido de segunda a sexta (de 11 a 15 de outubro, às 09h50 e às 18h20), centra-se nos meios de pagamento eletrónico.
* Hora oficial de Portugal continental.