Viste-lo e vistes-lho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Viste-lo e vistes-lho

Num texto que li hoje, uma das personagens dizia o seguinte: «Ele tem um caderno na sala de aulas.»; ao que o interlocutor respondeu com esta resposta: «Vistes-lo?». Ora o [programa] Word quer que eu corrija a resposta/pergunta para «vistes-lho». Faz sentido?

Muito obrigado!

Diogo Maria Pessoa Jorge Morais Barbosa Estudante Lisboa, Portugal 2K

A forma «vistes-lo» está efetivamente incorreta, porque ocorre:

a) ou em lugar de viste-o («tu viste-o»), forma do verbo ver conjugado pronominalmente na 2.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo;

b) ou em lugar de viste-lo («vós viste-lo»), forma do verbo ver conjugado pronominalmente na 2.ª pessoa do plural, também do pretérito perfeito do indicativo.

Em (b), a forma verbal perde o -s final e o pronome toma forma -lo, conforme as regras que alteram os pronomes pessoais átonos o(s) e a(s) de 3.ª pessoa,  quando estes figuram depois da forma verbal (ênclise).

Quanto a vistes-lho, é possível como forma da conjugação pronominal, mas resulta um tanto forçada, pois só se realiza em situações muito especiais. Por exemplo:

1. O aluno fez o exame de manhã. Vós vistes-lho?

Para contextualizar uma sequência como a apresentada 1, pode imaginar-se alguém que conserva o uso das formas correspondentes à 2.ª pessoa do plural e que interpela os examinadores do exame feito por certo aluno. A forma lho é a contração dos pronomes lhe que marca o interessado – «o aluno» – na ação referida pela frase (nos estudos gramaticais, fala-se em dativo de interesse), enquanto o retoma a referência de «o exame».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Morfologia Flexional; Sintaxe Campos Linguísticos: Tempo/Modo/Pessoa/Número (verbos)