Uso do artigo definido com VIH - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Uso do artigo definido com VIH

Qual é a forma correcta: «infecção pelo VIH», ou «infecção por VIH»?

Muito obrigado. 

Luis Novais Epidemiologista Lisboa, Portugal 506

Ambas as opções são aceitáveis. A diferença entre as expressões está relacionada com a utilização do artigo definido com siglas (questão já abordada aqui).

A sigla VIH, utilizada para referir o vírus da imunodeficiência humana, pode utilizar-se com ou sem artigo definido, sendo a expressão sem artigo definido marcada por um valor mais genérico, como se observa pelo contraste entre (1) e (2):

(1) «Publicou um estudo sobre a infeção do VIH

(2) «Publicou um estudo sobre a infeção de VIH

Nos casos apresentados, na expressão «infeção pelo VIH», está presente o artigo definido contraído com a preposição por a determinar VIH, enquanto em «infeção por VIH», o artigo definido não é utilizado. Cabe ao falante a opção por uma ou por outra em função da sua intenção de expressar um valor mais genérico ou mais específico.

 

N.E. – O consulente segue a norma anterior ao Acordo Ortográfico de 1990, tendo por isso escrito correcto e infecção. Cf. Consoantes mudas afetadas com o novo AO. Note-se ainda que a sigla VIH («vírus de imunodeficiência humana») corresponde ao inglês HIV («human immunodeficiency virus»), forma esta mais conhecida no Brasil, onde a abreviação portuguesa não é usada.

Carla Marques
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Gramática; Semântica Campos Linguísticos: Siglas/Acrónimos; Semântica nominal; Abreviaturas