É difícil, deste lado do Atlântico, falar do uso do artigo, mesmo para falantes que seguem a norma europeia da língua portuguesa. A situação não melhora quando a dúvida que é colocada atravessa o Atlântico, pois há aqui um maior número de situações em que o artigo pode, ou costuma, ser omitido no âmbito da norma brasileira da nossa língua comum. A resposta que lhe dou poderá, pois, não satisfazer totalmente as suas dúvidas, e do facto peço antecipadamente desculpa.
A omissão do artigo com determinados nomes tem, frequentemente, um fim estilístico. Se se pretende veicular uma ideia mais geral, omite-se o artigo; caso contrário utiliza-se. Embora a frase não esteja completa e não possamos identificar com rigor o contexto, poderemos considerar que é isso o que acontece no segundo exemplo que repetimos como (1):
(1) «Em condições basais e em presença de volemia normal…»
Também me parece adequada a última frase, a que se atribui o n.º (2):
(2) «... relataram que a clonidina foi eficaz em diminuir a pressão arterial em coelhos»
Note-se que em (2) se verifica a ocorrência de outra preposição, a anteceder um verbo no infinitivo «em diminuir» e que, por isso, não se prende com o caso em apreço. Relativamente ao primeiro exemplo, que numero como (3), tenho alguma dificuldade em aceitar a omissão do artigo, por muito descontextualizada que a expressão possa estar.
(3) «Dor em cotovelo esquerdo»
É que eu só tenho um cotovelo esquerdo e não consigo perceber de que forma pode a expressão ter um carácter mais geral. É certo que se diz «dor de cotovelo», significando ciúme, ou inveja. Mas não se especifica a lateralidade do cotovelo. Salvaguardando a hipótese de a expressão ocorrer em contextos muito específicos, não me parece que em registo formal possa considerar-se correcto o exemplo (3).