DÚVIDAS

Impedir e evitar

Impedir e evitar são sinônimos?

Leio, vejo e ouço por aí afora bastantes pessoas falando em evitar alguém ou algo de algum(a) lugar ou coisa, mas o correto não é impedir? Já que, em meu entendimento (que é limitado...), evitar é fazer o possível e o impossível para que algo não aconteça ou deixar que só aconteça em bem poucas e raras vezes, enquanto que impedir é garantir que não aconteça em nenhuma vez.

Obrigado.

Resposta

Impedir e evitar podem ser, efetivamente, sinónimos. No entanto, cada um desses verbos tem um outro significado que não lhes é comum. Se tivermos em conta as suas etimologias, poderemos aperceber-nos de que, desde os respetivos étimos latinos, existem sentidos comuns, mas também distintos entre os dois verbos.

Assim, impedir deriva do latim impedire (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado). Segundo o dicionário Priberam, significa «pôr impedimento a, obstar, estorvar, proibir, impossibilitar, vedar, obstruir».

Por sua vez, evitar deriva do latim evitare e significa «fazer o possível para não encontrar, não ver, não estar exposto a, poupar». Significa, igualmente, «impedir».

Assim sendo, há que ter em conta o contexto em que se utilizam estes verbos.

Vejamos, em primeiro lugar, o verbo impedir:

a) «Dificultar ou impedir o curso de; atravancar, estorvar, tolher»: 

Ex.: Um acidente impedira a passagem dos carros. 

b) «Suspender a continuidade de; fazer parar por algum tempo; atalhar, dificultar, interromper»: 

Ex.: Impedir o trânsito.

a) «Servir de obstáculo a; embaraçar, estorvar, obstar a»: 

Ex.: Impediram a assinatura do acordo unilateral. O amor impedia-o de raciocinar.

b) «Não consentir, não permitir; coibir»: 

Ex.: Ao tomar conhecimento da situação, quis impedir a saída ao sócio. Sempre lhe impediu todas as decisões imponderadas.

 

De igual modo, o verbo evitar surge como transitivo e, com menos recorrência, como transitivo direto e indireto. Vejamos alguns exemplos:

a) «Esquivar-se de algo por ser desagradável ou perigoso; fugir a, tornejar»: 

Ex.: O homem afastou-se para evitar uma discussão.

b) «Esquivar-se à convivência, ao trato ou ao encontro de alguém.»

Ex.: Ela evitou o ex-marido.

c) «Causar impedimento; impedir»: 

Ex.: A vizinha evitou o confronto.

Resguardar alguém de algo desagradável; poupar: 

Ex.: A mãe evitava aos filhos preocupações desnecessárias.

 

Em suma, impedir e evitar podem ser sinónimos quando convergem no sentido de «causar impedimento» («A vizinha impediu/evitou o confronto»). Contudo, a significação básica de impedir relaciona-se principalmente com as noções de «fazer com que alguém não aja» e «fazer com que alguma coisa não aconteça». Quanto a evitar, trata-se de «fugir de» ou «esquivar-se (a encontrar-se com alguém/alguma coisa)».

 

 FontesDicionário Priberam da Língua Portuguesa e Michaelis – Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa