Conjunções coordenativas no fim de uma oração - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Conjunções coordenativas no fim de uma oração

O uso das conjunções coordenativas em final de período é gramatical?

P. ex., em construções como «Ontem choveu; não levei guarda-chuva, porém», ou «Não estudei para o exame, não fui aprovado, portanto?.

Se for, qual seria a pontuação correta para essas orações?

Grato.

Lucas Pereira Novaes Professor Vitória da Conquista, Brasil 42

Se estivermos perante a conjunção coordenativa mas, esta não pode ocorrer em final de oração. Surge obrigatoriamente no início da oração – «É inverno, mas não está frio». As restantes conjunções, conhecidos em Portugal por advérbios conectivos, como por exemplo porém, contudo, portanto, etc., não têm, necessariamente, de vir no inicio da oração, podendo ocorrer após um dos seus termos. Vejam-se os exemplos onde é gramatical a posição de um dos mencionados advérbios conectivos (ou conjunções coordenativas, seguindo a nomenclatura gramatical brasileira):

1. «Não estudei para o exame, não fui aprovado, portanto.» / «Não estudei para o exame, portanto, não fui aprovado.» /  «Não estudei para o exame, não fui, portanto, aprovado.»

2. «Ontem choveu; não levei guarda-chuva, porém.» / «Ontem choveu; porém, não levei guarda-chuva.» / «Ontem choveu; não levei, porém, guarda-chuva.»

3. «Hoje fez sol. Senti muito frio, contudo.» / «Hoje fez sol. Contudo, senti muito frio.» / «Hoje fez sol. Senti, contudo, muito frio.»

Em relação à pontuação, podemos separar as orações por vírgula (cf. exemplos 1), ponto e vírgula (cf. exemplos 2), ou ponto (cf. exemplos 3). Quanto ao advérbio conectivo, como evidenciam os exemplos acima, deve este figurar entre vírgulas, se se encontrar no meio da oração, geralmente depois do verbo; no começo de oração é precedido de vírgula, ponto e vírgula, ou ponto, e seguido de vírgula; a acabar oração, é precedido de vírgula e seguido de ponto final.

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: advérbio
Áreas Linguísticas: Ortografia/Pontuação; Sintaxe Campos Linguísticos: Pontuação