A omissão do artigo definido num título noticioso - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A omissão do artigo definido num título noticioso

«Os países nórdicos voltam a estar no topo das classificações, de acordo com a ONU. Felicidade está relacionada com apoios sociais e governação por parte dos Estados.»

Gostaria de saber porque é omitido o artigo antes de «felicidade» e em que casos é possível fazer o mesmo.

Muito obrigada.

María Avilés Estudante León, Espanha 449

É comum, em língua portuguesa, antepormos, a um nome comum, um artigo, seja ele definido ou indefinido. Acontece que, em títulos de publicações ou notícias, como parece ser o exemplo dado – «Os países nórdicos voltam a estar no topo das classificações, de acordo com a ONU. Felicidade está relacionada com apoios sociais e governação por parte dos Estados» –, se omitam estes artigos. Isto dá-se por uma questão de sistematização e de poupança nos caracteres, e por se querer destacar e levar o leitor a focar-se em palavras-chave. Assim, seria também de esperar termos «Países nórdicos voltam a estar no topo das classificações, de acordo com a ONU. Felicidade está relacionada com apoios sociais e governação por parte dos Estados". Ao lermos o título sem os artigos antes de «Países nórdicos» e «Felicidade», focamo-nos nestas palavras que parecem ter outro poder na primeira interpretação da notícia. 

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: artigo
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Gramática