DÚVIDAS

ATUALIDADES

Montra de Livros

Prisões e confinamentos: escrita do cárcere

Veredas

Prisões e confinamentos: escrita do cárcere
Autor(es) Sabrina Sedlmayer e Alexandre Amaro
Edição Associação Internacional de Lusitanistas , 2022

A revista Veredas, uma publicação da Associação Internacional de Lusitanistas, apresenta o dossiê temático «Prisões e confinamentos: escrita do cárcere» que propõe reflexões sobre a produção literária em ambientes onde a liberdade de expressão foi negada. Esta edição reúne textos que visam investigar, tal como sublinham Sabrina SedlmayerAlexandre Amaro na apresentação, «a escrita como um dispositivo capaz de não somente testemunhar, denunciar, informar a violência e a perda de direitos humanos, mas também de oferecer-se como instrumento de criação literária».  

O volume está organizado em três partes: um dossiê que tem como tema «Prisões e confinamentos: escritas do cárcere», uma secção livre e uma resenha sobre a obra de banda desenhada Confinada, da autoria de Leandro Assis e Triscila Oliveira. Esta edição apresenta, portanto, um conjunto de artigos com variados temas que refletem sobre o papel da “pena” e o duplo sentido que este instrumento pode ter – ideia recuperada do poema de Camões «Perdigão perdeu a pena».

No dossiê temático, a ideia central gira em torno da imagem do escritor prisioneiro e confinado, desde os tempos das lutas anticoloniais até ao período presente em nações autocráticas e fascistas. Dos vários artigos desta secção, destacam-se os dedicados aos «Papéis da Prisão» de Luandino Vieira, escritor angolano que esteve preso diversas vezes durante o Estado Novo, incluindo oito anos no campo de concentração do Tarrafal, em Cabo Verde.

A secção livre é composta por artigos que se debruçam sobre vários escritores de diferentes épocas que combateram através da literatura vários tipos de opressão. De entre os diferentes textos desta parte, destacamos o artigo de Ana Cláudia da Silva, intitulado «Recordar um escritor: 150 anos da morte de Júlio Dinis», que aborda a influência dos ideais liberais na sua obra.

Em síntese, este número da revista Veredas oferece ao seu leitor reflexões sobre as condições de produção literária em ambientes onde a liberdade foi interdita.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa