Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Artigo
Alterações ao Acordo Ortográfico em Portugal só no âmbito multilateral do Instituto Internacional da Língua Portuguesa
Alterações ao Acordo Ortográfico em Portugal
só no âmbito multilateral do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

O parlamento e o Governo de Portugal afastaram a eventualidade de uma revisão do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO) no país fora do quadro multilateral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e, em concreto, no que está atribuído ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Esta posição decorre da audição parlamentar realizada em 7/2/2017, na qual foi discutida e rejeitada a proposta de aperfeiçoamento do AO que a Academia das Ciências de Lisboa aprovara em 26/1/2017. Desta audição, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, deixamos os dois principais registos  gravados em vídeo: o depoimento do presidente da Academia de Ciências de Lisboa, Artur Anselmo, no dia 7 de fevereiro de 2017 (aqui); e o depoimento dos linguistas Margarita Correia e José Pedro Ferreira, em representação do CELGA-ILTEC, no dia 22 de fevereiro de 2017 (aqui).

Entretanto, das várias notícias e artigos publicados sobre este assunto, selecionam-se:

......................................................................................................................................................................................