O atentado contra o Acordo Ortográfico na Academia das Ciências de Lisboa - Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Artigo
O atentado contra o Acordo Ortográfico na Academia das Ciências de Lisboa
O atentado contra o Acordo Ortográfico
na Academia das Ciências de Lisboa
Fonte

artigo publicado semanário Expresso, de 11 de fevereiro de 2017, com o título:
Linguistas contestam revisão do acordo aprovado em plenário
Atentado na Academia das Ciências

Sobre os Autores

(Teixoso, Covilhã, 1936 Lisboa 2020). Filólogo português, professor catedrático (jubilado) da Faculdade de Letras de Lisboa. membro efetivo da Academia das Ciências de Lisboa, em representação da qual fez parte da delegação portuguesa ao Encontro de Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa, realizado na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, em 1986, em cujos trabalhos conduziram ao Anteprojeto de Bases da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa, em 1988, e, depois, ao Acordo Ortográfico de 1990, firmado nesse ano, em Lisboa. Entre outras obras, coordenou a versão portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e, como coordenador científico, do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (ed. Verbo, 2001) e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (ed. Porto Editora, 2009). Postumamente (em 2022), foi publicada a sua útima obra, uma colaboração com as linguistas Maria Francisca Xavier (1942 – 2019) e Maria de Lourdes Crispim, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea. Sobre o autor, a sua obra e outras intervenções ver mais aquiaquiaqui.

 Cf. João Malaca Casteleiro (1936-2020) + Evocação de João Malaca Casteleiro (1936-2020) + Agradecimento da família do filólogo João Malaca Casteleiro (1936-2020)

Professor auxiliar convidado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, Vila Real), membro permanente do Centro de Estudos em Letras (CEL) da UTAD e do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP, Porto). Agregado em Ciências da Linguagem pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 9 de abril de 2014, é Doutorado na área das Ciências da Linguagem e da Literatura (Dr. phil.) pela Universidade de Bremen desde 2005 (Alemanha), com a tese intitulada A Academia Orthográfica Portugueza na Lisboa do Século das Luzes: Vida, obras e atividades de João Pinheiro Freire da Cunha (1738-1811), publicada em 2007. 

Doutorado pela Universidade de Aveiro e professor catedrático na área da linguística nesta mesma instituição. São da sua autoria as seguintes publicações: As Palavras e as Ideias na Revolução Liberal de 1820 (1981), As origens da gramaticografia e da lexicografia latino-portuguesas (1995), entre outras.