Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
Língua portuguesa e integração
Condicionalismos propstos para imigrantes em Portugal

«[O] conhecimento e uso da língua portuguesa torna-se condição indispensável para a integração de cidadãos de origem estrangeira que pretendam residir no nosso país e aqui construir as suas vidas. São inegáveis as dificuldades linguísticas de vários cidadãos estrangeiros que têm chegado a Portugal nos últimos anos e que apresentam enormes problemas de comunicação.»

Palavras do  professor de Português Língua Estrangeira, Língua Segunda. Diogo Godinho, em artigo de opinião publicado no jornal digital Observador no dia 9 de março de 2024, onde reflete acerca da importância do domínio da língua portuguesa e de conhecimentos de cultura e história portuguesa na aquisição de residência ou nacionalidade portuguesa. 

Azeitona
A etimologia da palavra

No apontamento desta semana, a professora Carla Marques trata a etimologia da palavra azeitona

(Apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 10/03/2024)

A linguística portuguesa feita no feminino
As mulheres que deixaram a sua marca no estudo da gramática e da língua portuguesa

«Apesar do caminho sinuoso e dos obstáculos impostos, várias foram as mulheres que procuraram deixar a sua marca na investigação desenvolvida em torno da língua portuguesa», afirma a consultora Inês Gama, neste apontamento em que se analisam os contributos de algumas mulheres na área da gramática e língua portuguesa.

As questões linguísticas <br>nos programas eleitorais dos partidos (2)
As propostas do PAN, do PS e da AD

Num segundo artigo sobre a língua portuguesa nos programas eleitorais dos partidos concorrentes às legislativas de 10 de março em Portugal, a professora universitária e linguista Margarita Correia debruça-se sobre o que lhe dedicam o PAN, o Partido Socialista e a Aliança Democrática. Dessas propostas, deixa sete perguntas e um pedido.

Crónica transcrita, com a devida vénia, do Diário de Notícias de 4 de março de 2024.

Que língua é esta?
Sobre o português e os que o falam

«Falar da população dos países de língua oficial portuguesa não é o mesmo que falar da população de falantes de português.»

Artigo da jornalista Francisca Gorjão Henriques sobre a situação atual da língua portuguesa e dos seus falantes. Transcrito, com a devida vénia, do T no sítio da Internet da Fundação Francisco Manuel dos Santos, com a data 6 de junho de 2018.

Mitos úteis
Sobre os ciclos de escolaridade em Portugal

«A questão da reformulação dos ciclos de escolaridade [em Portugal], relançada pelo Conselho Nacional de Educação, é uma questão importante e deveria ser tratada como tal, preparando-se uma eventual mudança do que existe sem ser no modo "na Europa é assim e devemos fazer igual".»

Afirmação do professor do 1.º ciclo Paulo Guinote, num texto de opinião publicado no dia 4 de março de 2024 no Diário de Notícias. Texto escrito de acordo com a norma ortográfica de 1945.

Aforismo
A expressão de preceitos

O que são aforismos? Em que se distinguem dos provérbios, adágios ou máximas? A professora Carla Marques aborda estas e outra questões no seu apontamento dedicado aos aforismos. 

A continuada sobranceria linguística <br>do treinador alemão do Benfica
Só em inglês, sequer com o recurso a um intérprete

Voltou a acontecer com as declarações do treinador alemão do BenficaRoger Schmidt, a seguir ao jogo com o FC Porto, de domingo, 3/03/2024: em inglês, sem tradução, nem sequer com o recurso a um intérprete ou com as devidas legendas imediatas nos diretos televisivos.

Do preconceito com «o mesmo»
Uma condenação discutível

«É verdade que todo exagero deve ser combatido, desestimulado. Todavia, se abusam de “o mesmo”, a solução não necessariamente é condená-lo como fraco recurso: da mesma forma, abusa-se dos pronomes pessoais retos, mas ninguém diz que devam ser completamente eliminados do texto».

Considerações do escritor e revisor  brasileiro Gabriel Lago sobre a censura de certos gramáticos prescritivos ao uso de «o mesmo», num apontamento transcrito com a devida vénia do mural Língua e Tradição (Facebook, 23/02/2024).

 

As dificuldades na expressão de uma língua
Reflexão na sequência de uma entrevista dos alunos do Iscte ao Ciberdúvidas (III)

Na sequência de uma entrevista aos alunos do Iscte pelo Ciberdúvidas*, a consultora Inês Gama apresenta, neste apontamento, uma reflexão sobre as dificuldades de expressão de uma língua.

*Ver "O que pensam os falantes de português da sua língua?" (09/02/2024).