Deve optar-se por maestra ou maestrina? Neste pequeno apontamento, a consultora Inês Gama faz uma pequena reflexão sobre esta questão.
Neste apontamento, a consultora Inês Gama aborda o caso do género do nome mascote.
(Apontamento transmitido no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 14/07/2024).
«A nossa língua é tão sofisticada, que nos dá instrumentos para focalizar, intensificar uma ideia na escrita» – consideraa o gramático brasileiro Fernando Pestana num apontamento dedicado às chamadas «partículas expletivas» e transcrito com a devida vénia do mural Língua e Tradição (Facebook, 27/08/2023).
A consultora Sara Mourato explora, neste texto, a variedade de denominações e significados associados ao dicionário, desde termos como calepino até sinónimos como desmancha-dúvidas, pai dos burros e tesouro.
De forma a conhecer algumas das características da língua portuguesa em Angola, na atualidade, e para saber como é dinamizado o seu ensino, conversámos com a professora Eunice Marta, consultora do Ciberdúvidas e docente do Instituto Piaget de Benguela.
«Para um país órfão de informações biográficas do seu poeta maior [Luís de Camões], esta primeira torna auspiciosa a investigação em que, finalmente, uma contemporânea avança e permite reconstituir em muito aquilo que se dizia ser impossível.»
Artigo sobre a biografia de Luís de Camões, de Isabel Rio Novo, da autoria do jornalista João Céu e Silva, transcrito, com a devida vénia, do Diário de Notícias de dia 8 de julho de 2024.
Pode usar-se a preposição para com o relativo cujo, como em «Este é o livro, para cuja nova edição contribuí»? A resposta é dada pela professora Carla Marques no apontamento desta semana do programa Páginas de Português, da Antena 2.
«É que, dos bancos das escolas aos bancos das universidades, das esplanadas da pátria aos universitários praxistas que ululam selvaticamente nas ruas das cidades e se rebolam nos jardins desta ou daquela alameda, dos jotinhas futuros vampiros da política aos aspirantes a milionários (é o dinheiro o único fito deste nosso tempo português), perguntemos: quem hoje, entre os 15 e os 35 anos ouviu Fausto?» – interroga-se o professor, poeta e ensaísta António Carlos Cortez acerca da importância que o legado do cantautor português Fausto (1949-2024) pode ter no plano da educação dos jovens. Texto transcrito com a devida vénia da coluna "Direto à Leitura", do Diário de Notícias de 6 de julho de 2024- Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945
Terceira e última parte do trabalho dedicado à problemática do uso da língua portuguesa nas escolas cabo-verdianas e a representação que os estudantes têm do português, tópicos que dão matéria ao estudo da professora universitária Goreti Freire.
A primeira parte deste trabalho encontra-se aqui e a segunda aqui.
Na imagem, cerimónia que assinalou a reabilitação da Escola Básica de Cova Figueira, no município de Santa Catarina do Fogo (mural do Ministério da Educação de Cabo Verde no Facebook, em 25/09/2018).
«A entonação pode alterar o sentido duma frase. A duração de um som também. Um sussurro, um balbucio, um clique, uma maneira especial de articular um som pode provocar diferentes efeitos de sentido [...]» – observa o gramático Fernando Pestana sobre a importância da prosódia como área dos estudos linguísticos. Texto transcrito com a devida vénia do mural Língua e Tradição (Facebook), onde foi originalmente publicado em 7 de abril de 2024.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações