A professora Carla Marques identifica a classe a que pertence a locução «cerca de» em construções como «Este trabalho demora cerca de uma hora».
(Programa Páginas de Português, da Antena 2, de 26/01/2024)
A professora Carla Marques identifica a classe a que pertence a locução «cerca de» em construções como «Este trabalho demora cerca de uma hora».
(Programa Páginas de Português, da Antena 2, de 26/01/2024)
«Com o tempo, o conceito de idiota evoluiu de "sujeito simples" para "sujeito estúpido" e, depois, para "sujeito extremamente estúpido"» – sustenta Rafael Rigolon, professor de Ensino de Ciências na Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) neste apontamento sobre a etimologia e a família de palavras de idiota. Texto publicado no mural Língua Tradição (Facebook) e aqui transcrito com a devida vénia.
O mundo do desporto e, em pasrticula o do futebol, é terreno fértil para deslizes, até linguísticos. Neste texto, a consultora Sara Mourato dá conta de uso lexical que é bem capaz de ser o resultado uma mal conseguida tradução (automática?) do inglês.
«[A] descrição gramatical far-se-á obrigatoriamente em corpus de língua escrita dada a cabal impossibilidade de fazê-lo em corpus de língua oral» – sustenta Ricardo Cavaliere, linguista, filólogo e membro da Academia Brasileira de Letras, numa reflexão sobre a identificação os registos que facultam modelos de bom uso para as gramáticas prescritivas. Texto publicado na página Língua e Tradição (Facebook, 05/01/2025) e aqui transcrito com a devida vénia.
Nesta semana, a professora Carla Marques esclarece as situações em que a preposição de não contrai com o artigo definido.
(Programa Páginas de Português, da Antena 2, de 19/01/2024)
«Se a leitura, as histórias, a ficção são ensaios para a vida, onde podemos experimentar de tudo sem nos magoarmos, não haverá cada vez mais uma tendência para passar uma mensagem de facilidade que não corresponde de todo ao embate contra o muro áspero do real?»
Crónica da professora universitária e escritora Dora Gago a respeito das histórias tradicionais e das novas versões que lhes retiram a moral, transcrita, com a devida vénia, do Jornal do Algarve do dia 18 de janeiro de 2025.
Quando o português não parece suficiente, recorremos ao inglês para um appetizer ou talvez um pouco de awareness. Afinal, porque não usamos a nossa língua quando tal é possível?
A propósito da celebração do 28.º aniversário do projeto Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, a consultora Inês Gama reflete sobre a utilidade deste serviço para os jovens adultos da Geração Z.
A professora e consultora do Ciberdúvidas Carla Marques assinala os 28 anos do projeto com o texto sobre as manifestações de gratidão.
A classe de palavras de direito é o tema do apontamento gramatical da consultora Inês Gama (divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 12/01/2025).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações