«[…] e houve uma necessidade permanente de, depois de dizer que não tinha nada para dizer, responder sucessivamente à barrela de perguntas que lhe foi colocada pelos jornalistas […]»
CNN, Top Story, 30 de outubro de 2024, 9h21.
Um dos jornalistas que comentou a conferência de imprensa do treinador do Sporting, Rúben Amorim, após o desafio com o Nacional da Madeira, em que o ainda treinador do Sporting foi sujeito a uma enxurrada de perguntas sobre a sua saída para o Manchester United, referia que este havia sido submetido a uma «barrela de perguntas». Ora, como é sabido, barrela tem hoje o significado de «lavagem profunda». O que o jornalista queria dizer era por certo «barragem», «barragem de perguntas». A Infopédia já regista esse sentido, referindo-o como quinta aceção:
«5. figurado rápida e copiosa sucessão de algo (perguntas, críticas, etc.)».
E, de facto, a expressão já anda por aí há muito:
«[…] ouvindo-se tudo o que esta testemunha disse, constata-se que ela, apesar da barragem de perguntas que lhe foi feita, foi inabalável na formulação do juízo […]».
Acórdão do Tribunal da relação de Guimarães, 11 jan. 2010
«Uma barragem de perguntas sobretudo de carácter técnico, mas que procurarão igualmente atestar a capacidade política de Moedas».
Renascença, 29 set. 2014 ()
«[…] o atual presidente dos EUA viu-se confrontado com uma barragem de perguntas acerca do seu estado de saúde e da sua capacidade para se recandidatar ao cargo».
Diário de Notícias, 12 julho 2024.
É possível que tenha derivado da expressão militar: «barragem de artilharia», que a Infopédia define como:
«manobra tática que consiste no bombardeamento contínuo de determinada zona para impedir o assalto inimigo ou para facilitar o assalto das próprias tropas à posição inimiga».
Do bombardeamento contínuo e incessante de projéteis pode-se ter passado, por extensão, e de modo figurado, ao bombardeamento contínuo e incessante de perguntas. É, aliás, também vulgar referir-se que alguém foi bombardeado com perguntas, sendo igualmente comum, para referir uma qualquer série contínua, o uso de expressões como «bateria de perguntas», «bateria de testes» ou «bateria de exames», derivando este «bateria» provavelmente também do sentido militar da palavra: «unidade de artilharia, formada por determinado número de bocas de fogo e dividida em secções» (Infopédia).