Na frase «Os métodos usados naquela escola são obsoletos», qual poderá ser um sinónimo de obsoleto?
Obsoleto é uma palavra que não aparece frequentemente na linguagem quotidiana de muitos falantes de português. Por esta razão, há quem não saiba em que contextos se deve usá-la.
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, obsoleto significa «que já não se usa, já não serve, não se adapta ao tempo presente, foi ultrapassado; que está fora de moda». Consequentemente, vocábulos como anacrónico; antiquado ou arcaico podem ser utilizados como seus sinónimos, na medida em que têm o mesmo sentido como, por exemplo, nas frases: «Os pensamentos daquele funcionário são anacrónicos», que é o mesmo que dizer que os pensamentos daquele funcionário não estão de acordo com o tempo presente, ou «Aquela rapariga tem uns costumes um pouco arcaicos», que pode significar que os costumes daquela rapariga estão fora de moda.
Por outro lado, termos como avançado, inovador, moderno ou progressista são antónimos de obsoleto, ou seja, têm sentidos opostos, uma vez que os seus sentidos possíveis são «novo, recente; inovador», tal como assinala o dicionário Infopédia.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Inês Gama - Obsoleto]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 10 de novembro de 2024.