Neste apontamento, a consultora Inês Gama faz um pequena reflexão sobre os sentidos dos nomes próprios Advento e Natal.
Quantas silabas têm as palavras história e dia? A professora Carla Marques dá resposta ao Desafio Semanal, na rubrica divulgada no programa Páginas de Português, da Antena 2 (15/12/2024).
«Se acatarmos que a plenitude do exercício da cidadania implica ouvir e ser ouvido, dizer e participar, argumentar e construir, em todos os fóruns de discussão política, disso resulta ser essencial o domínio do uso linguístico exemplar.»
Terceira e última parte da reflexão do linguista e filólogo brasileiro Ricardo Cavaliere sobre as relações entre norma linguística e inclusão social. Texto publicado em 8 de dezembro no mural Língua e Tradição (Facebook).
Brain rot foi a expressão escolhida como Palavra do Ano de 2024 pela Oxford University Press e descreve o efeito negativo associado do consumo excessivo e contínuo de conteúdo digital. Em português, tem prevalecido o uso da expressão inglesa, mas será que é facilmente traduzido para português? A esta pergunta responde a consultora Sara Mourato, num texto à volta de mais um neologismo.
A relação semântica entre as expressões «em vez de» e «ao invés de» é o tema do apontamento gramatical da consultora Inês Gama (divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 08/12/2024).
«Atualmente está havendo uma verdadeira epidemia da preposição sobre junto a verbos que não a exigem – mas ela não está nem aí; vem tomando os espaços, feliz e contente. Modismo ou veio para ficar?»
Apontamento do gramático brasileiro Fernando Pestana sobre o crescente e discutível uso da preposição sobre depois de verbos que denotam os atos de dizer ou falar (falar, conversar, dialogar, discutir, debater, dissertar, explicar, tratar. Texto publicado no mural do autor no Facebook e aqui transcrito com a devida vénia.
[* Até que se prove o contrário, este neologismo acaba de ser inventado por mim – não minto. Que se registre nos autos e se dê o crédito!]
«[É preciso] ler, partilhar leituras, livros, abrir caminhos, para que o amanhã não se converta num reino de inteligência artificial (onde a natural jaz sete palmos abaixo de um ecrã)» – sustenta a escritora e professora Dora Gago, encorajando o hábito da leitura. Texto publicado no jornal digital Algarve Informativo, em 6 de dezembro de 2024 e aqui transcrito com a devida vénia.
Como se classifica a expressão «ora essa»? Esta é a pergunta que motiva o apontamento da professora Carla Marques no âmbito da Dúvida da Semana, rubrica divulgada no programa Páginas de Português, da Antena 2, (01/12/2024).
«Parece que o estrago está feito. O estigma sobre [«o mesmo»] é tão grande e vem de todos os lados que o mesmo nem consegue mais se defender» – apontamento do gramático brasileiro Fernando Pestana sobre a censura normativa que no Brasil recai sobre o uso anafórico de «o mesmo»*, em frases como «antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo está parado neste andar».
Texto publicado em 27 de novembro de 2024 no mural do gramático brasileiro Fernando Pestana no Facebook e aqui transcrito com a devida vénia.
N. E. – A jabuticaba ou jaboticaba é uma fruta característica do Brasil, e o seu nome é usado metaforicamente para referir alguma coisa que só existe ou acontece no referido país (cf. "Jabuticaba", Wikipédia).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações