A construção «Desculpa lá!» é aceitável?
Sim, trata-se de uma expressão de uso corrente, comummente utilizada pelos falantes em registos mais informais ou familiares. Todavia, em contextos mais formais, é uma construção que não deve ser usada, sendo preferível substituí-la por um simples «Desculpe».
A palavra lá, que surge em «Desculpe lá!» tem um valor expletivo que permite colocar ênfase no pedido de desculpa.
Há muitos registos de uso do advérbio lá que não se resume ao seu valor locativo. Lá pode ser usado para convidar à conversa, em construções como «Diz-me lá.», «Olha lá.». «Ouve lá.». Pode ser usado com um valor fático, associado à negação ou à exclamação: «Sabe lá ele o que é trabalhar», «Vai lá ele fazer uma coisa dessas.» Encontramos lá usado também com valor correferencial, ou seja, remetendo para algo que foi dito antes no discurso: «Lá isso é bem verdade», «Lá nisso tens razão». Entre outros registo, vemos lá usado também para reforçar alguma coisa distante do locutor («Eles lá sabem para onde querem ir») ou para expressar a incerteza («Não ouvia lá muito bem»).
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Desculpa lá]
Apontamento da professora Carla Marques incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 21 de setembro de 2025.