«(...) [O PPPLE] subverte as visões essencialistas de língua e de norma linguística, superando a tradicional dualidade português europeu/português brasileiro, pois inclui, de modo objetivo e representativo, outras normas nacionais do português, algumas delas em estágios diferentes de desenvolvimento e de codificação.»
Um dos modos mais efetivos de contribuir para a promoção de uma língua como o português, uma das mais proeminentes no século XXI, é a formação de professores competentes para a construção de uma educação linguística inclusiva, democrática e intercultural, além da ação dos Estados membros da CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa] na elaboração de políticas linguísticas para a valorização do português como língua de expressão global. Uma dessas políticas de grande sucesso foi a criação do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), um dos projetos estratégicos do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).
O PPPLE é uma plataforma digital que disponibiliza materiais e recursos didáticos para o ensino de português língua estrangeira / língua não materna, on-line e gratuitamente, reconhecendo-o como uma língua pluricêntrica, que inclui as diferentes normas em uso na grande comunidade dos países de língua oficial portuguesa, mas também fora dela, a exemplo da expressiva diáspora que vive em português em diferentes recantos do mundo. A primeira versão oficial do Portal foi lançada em outubro de 2013 e atualmente oferece um grande conjunto de recursos para professores. Entre os recursos principais da plataforma estão as Unidades Didáticas (UD) produzidas pelas equipes nacionais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, e até o final de 2021 estarão à disposição do público as UDs produzidas pela Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Há também materiais voltados ao ensino de português para grupos específicos: português para falantes de língua de herança, para falantes de chinês, para falantes de espanhol e português como língua de acolhimento.
Em seus oito anos de funcionamento, o PPPLE fortaleceu-se como um relevante instrumento de política linguística dos Estados membros da CPLP, não apenas pelo seu caráter inovador e por sua grande capacidade de atingir um grande público, mas também porque tem sido um ambiente que favorece o diálogo, o intercâmbio e o fornecimento de insumos para a formação de professores de português (LE/LNM). Por ter como princípio fundamental o pluricentrismo linguístico, o Portal subverte as visões essencialistas de língua e de norma linguística, superando a tradicional dualidade português europeu/português brasileiro, pois inclui, de modo objetivo e representativo, outras normas nacionais do português, algumas delas em estágios diferentes de desenvolvimento e de codificação. A partir de uma concepção de língua como prática social, indissociável da(s) cultura(s) que a abarca(m), ensinar e aprender português deixa de ser apenas um meio de estudo da forma linguística e passa a significar, para professores e estudantes, oportunidades de vivências autênticas na língua, em variadas situações e contextos de interação.
O Portal, enfim, exerce um grande efeito retroativo nas práticas dos professores, que renovam os seus modos de ver a língua, como me disse uma jovem professora em formação: «Professora, o PPPLE me mostrou que eu via o português olhando apenas para o meu umbigo! Sou uma professora diferente agora, porque vejo a riqueza da língua que vou ensinar!»
[AUDIO: Edleise Mendes – O PPPLE e a formação de professores de Português]
Crónica incluída na emissão de 18 de abril de 2021 do programa de rádio Páginas de Português (Antena 2).