1. Apesar de opiniões contrárias, como a carta "Prioridade à escola!", de 23 de fevereiro p. p., apelando à retoma urgente da atividade letiva presencial, mantêm-se em Portugal as aulas à distância e o confinamento estrito. Do discurso que, em 25 de fevereiro, o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa associou à renovação do estado de emergência (até 16 de março p. f.), os media portugueses destacam uma frase de força ilocutória diretiva: «Temos de ganhar até à Páscoa o verão e o outono deste ano.» Entretanto, revela-se que antes do primeiro anúncio de infeções em Portugal, em 2 de março de 2020, o coronavírus já circulava no país. Assim se desenha o pano de fundo das 15 novas entradas de A covid-19 na língua: automação, B. 1.526, Butantan, conta-gotas, «dois anos», «Estado de emergência XII», Gana, «positividade tóxica», prioridades, Sinopharm, «toque de recolher», «vacina russa», «vacinas chinesas», «vacinação em massa» e «(o) valor do R».
Na imagem, p. 24 de O Escritor (1975), de Ana Hatherly (1929-2015).
2. Na presente atualização, o Consultório recebe seis perguntas: um determinante possessivo pode desempenhar função sintática? O verbo inocular tem voz passiva? Como analisar a expressão «ser a gota de água» numa frase? Como se opera a localização temporal na frase «antes de escrever, o escritor sente-se ansioso»? O que é no em «não no pode estorvar» (Camões)? Qual é a pronúncia de racismo no português de Portugal?
3. Na rubrica Montra de Livros, apresenta-se o livro Conversando é que a Gente se Entende, obra da autoria do professor Nélson Cunha Mello. Publicada no Rio de Janeiro em 2009, que reúne 10 mil expressões idiomáticas, casos, ditos populares, gírias e bordões da criativa linguagem popular no Brasil.
4. Em O Nosso Idioma, a consultora permanente do Ciberdúvidas, Carla Marques, propõe uma reflexão sobre as distorções que, em Portugal, o uso mediático da última década tem infligido ao nome narrativa, hoje convertido num irritante modismo. Três outros artigos ficam aí transcritos e atribuídos, com a devida vénia, aos respetivos autores e às fontes onde foram originalmente publicados:
♦ O artigo "Da tradução automática gratuita", assinado pela professora portuguesa Margarita Correia, sobre as limitações do Google Tradutor (in Diário de Notícias, de 22/02/2021).
♦ Um apontamento do linguista brasileiro Aldo Bizzocchi, que a pretexto das origens da palavra fidalgo, fala de investigação etimológica criteriosa e do apoio que se não dá no Brasil a projetos nesta área de estudos (in blogue Diário de um Linguista, em 24/02/2021).
♦ E um texto do escritor e letrista Fernando Gomes sobre a vírgula de Oxford – a propósito da ambiguidade de uma sequência do decreto presidencial para renovação do estado de emergência em Portugal (Facebook, fevereiro de 2021).
5. No campo da formação com interesse para docentes de Português e eventualmente para outros profissionais, destacamos:
♦ A sessão Professor, não consigo fazer a minha apresentação oral, um webinar (ou webinário) sobre oralidade em contexto escolar a realizar em 1 de março, pelas 17h30, e dinamizado pela professora e linguista Carla Marques.
♦ O 5.º webinário A Interculturalidade na aula de PLE, organizado pela Área de Filologia Galega e Portuguesa, do Departamento de Filologias Integradas da Universidade de Sevilha, pelo Grupo de Pesquisa HUM889: Línguas em Contato: Tradução, Ensino, Linguística e Literatura, e pela Área de Português do Instituto de Idiomas da Universidade de Sevilha (27 de fevereiro de 2021, às 18h00 de Madrid, às 17h00 de Lisboa e às 14h00 de Brasília; inscrições aqui).
6. Da atualidade relativa à língua e às suas literaturas, salientam-se:
♦ a atribuição do Prémio Universidade de Coimbra, em 2021, assinalando o seu 731.º aniversário, ao cardeal e ensaísta português Tolentino de Mendonça, atual bibliotecário e arquivista da Biblioteca do Vaticano.
♦ Mais uma edição do festiva literário Correntes d'Escritas, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que em 2021 a realiza em modo virtual e no qual será prestada uma homenagem ao escritor chileno Luís Sepúlveda, falecido em 2020.
Maria Teresa Horta vence prémio literário Correntes d' Escritas 2021
♦ A série Culto, em nove curtas-metragens, dedicada à poesia portuguesa e apresentada pela Musgo e Câmara Municipal de Oeiras.
7. Impondo-se por enquanto o confinamento, justifica-se aqui o registo da lista de bibliotecas em linha, com livros para descarregar, que o jornal Observador publicou em 17/03/2021.
8. Tópicos desta semana nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa:
♦ O português em S. Tomé e Príncipe e a palavra saudade em A Língua de Todos, emitido pela RDP África, na sexta-feira, 26 de fevereiro, pelas 13h20* (repetido no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*).
♦ As iniciativas oficiais do Brasil para a promoção internacional do português no Páginas de Português, transmitido na Antena 2, no domingo, 28 de fevereiro, pelas 12h30** (com repetição no sábado seguinte, 6 de março, às 15h30**).
* Hora oficial de Portugal continental, ficando os programas Língua de Todos e Páginas de Português disponíveis aqui e aqui.