DÚVIDAS

«Antes de escrever, o escritor sente-se ansioso»
 — oração adverbial temporal

Numa relação de ordem cronológica entre duas situações, como identificar o ponto de referência?

Por exemplo, em «Antes de escrever, o escritor sente-se ansioso», qual é o ponto de referência ?

«Antes de escrever» ou «o escritor sente-se ansioso»?

Resposta

O ponto de referência é a oração subordinada adverbial temporal.

Os enunciados estabelecem a sua localização temporal em relação a um tempo de referência. Esta referência pode ser constituída pelo momento da enunciação. Assim, o enunciado (1)

(1) «O Luís visitou Lisboa.»

tem uma leitura temporal de anterioridade relativamente ao momento de enunciação, ou seja, a ação de visitar Lisboa teve lugar num intervalo de tempo anterior ao momento em que o enunciado foi produzido.

Em frases complexas, constituídas por duas ou mais orações, as situações descritas pelos verbos articulam-se temporalmente entre si, isto é, organizam-se no eixo temporal em intervalos de tempo que poderão coincidir, ser anteriores ou posteriores. Neste caso, será a oração adverbial que expressa o valor temporal que funcionará como ponto de referência, relativamente ao qual se localiza a situação expressa na oração subordinante. Desta forma, em (2), (3) e (4)

(2) «O Luís almoçou quando a Rita chegou.»

(3) «O Luís almoçou antes de a Rita chegar.»

(4) «O Luís almoçou depois de a Rita chegar.»

A ação de «o Luís almoçar» é localizada no eixo temporal como coincidente com a chegada da Rita (2), como anterior à chegada da Rita (3) ou como posterior à chegada da Rita (4). Note-se ainda que todas as frases são apresentadas como anteriores ao momento da enunciação, se tomarmos como referência o tempo da enunciação.

Na frase apresentada pela consulente, a situação «o escritor sentir-se ansioso» é apresentada como tendo lugar num momento anterior à situação descrita como «o escritor escrever». Deste modo se conclui que a oração adverbial temporal é tomada como ponto de referência pela oração subordinante1.

Disponha sempre!

 

1. Para maior aprofundamento do tema sugere-se a leitura do ponto "A categoria linguística do tempo" in Raposo et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 510 - 513.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa