1. A Turquia vai avançar para a segunda volta das eleições presidenciais, a 28 de maio de 2023. O atual presidente, Recep Tayyip Erdoğan, parte com uma ligeira vantagem sobre o seu adversário, o candidato da oposição, Kemal Kiliçdaroğlu (49,5% para 45%, respetivamente). As eleições legislativas e presidenciais contaram com uma participação recorde de cerca de 89% da população, o que levou a longas filas nas assembleias de votos e a uma contagem das votações muito difícil. A atual situação política turca convoca, de forma expressiva, o substantivo eleição, o qual deriva da junção do prefixo e- ao verbo legere, ambos do latim. A palavra assim formada expressa a ideia de «arrancar» ou «colher». O verbo eligere descrevia, por exemplo, a ação de tirar uma maçã para fora da árvore. Daí evoluiu para o conceito de «escolher»; «selecionar» e, por extensão, para a noção de «escolha feliz».
Enquanto se espera, com expectativa, pelos resultados destas novas eleições, é possível recordar alguns textos, disponíveis no Ciberdúvidas, relacionados com a Turquia («Políticas linguísticas e educativas na Turquia de Erdoğan», «O ensino de línguas na Turquia», «Do turco e das línguas túrquicas ou turcomanas», «Os gentílicos de Antioquia (Turquia)» e «O natural de Istambul (Turquia)») ou com a temática das eleições («Eleições», «Eleição e eleições», «"Eleições eleitorais"» e «O léxico da eleição»).
2. No Consultório, no quadro da ortografia, procura-se uma explicação para a oscilação verificada na grafia dos elementos -géneo e -génio em palavras como halogéneo e calcogénio e reflete-se sobre a função do acento na relação entre as palavras demos e dêmos. No âmbito da semântica, estão as respostas "A palavra escalaridade", "Modo indicativo: pretérito mais-que-perfeito vs. pretérito perfeito", "O uso preposicional de via" e "Fechar vs. encerrar". Por fim, divulgamos também uma resposta de natureza sintática: "Modificador do nome: 'um doente de cardiologia'".
3. A formação do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo simpático pode suscitar hesitação entre as formas simpatiquíssimo e simpaticíssimo. Neste apontamento, a professora Carla Marques esclarece a origem das duas formas e explica por que razão ambas são aceitáveis (colaboração com o programa Páginas de Português, na Antena 2).
4. O professor universitário Marco Neves lançou o Atlas Histórico da Escrita (Edições Guerra e Paz), uma obra que apresenta vários sistemas de escrita, a evolução de alguns deles e a criação das letras, entre outros aspetos, agora apresentada na rubrica Montra de Livros.
5. Na área das Notícias, destacamos o Dia das Letras Galegas, assinalado a 17 de maio, que este ano homenageia Francisco Fernández del Riego, intelectual galego e um dos criadores da Editorial Galaxia. Neste âmbito, partilhamos também, com a devida vénia, um artigo do professor e filólogo José-Martinho Montero Santalha, que aborda a questão das proximidades entre os dialetos galegos e algumas variantes do português.