«Media» - Não encontrei «media» como palavra portuguesa nos dicionários que possuo. Aurélio regista «media» ¦mídia¦, mas declara que se trata de palavra estrangeira.
De facto, ¦mídia¦ é a pronúncia inglesa da palavra «media». Mas a grafia «media», pronunciada segundo a índole da nossa língua, seria ¦medía¦. Por outro lado, no meu ponto de vista, o nosso média não corresponde presentemente ao sentido pretendido em «media», que é mais o de (plural de «medium») suportes, instrumentos, meios. Eu uso para os «media» o conjunto: `órgãos (ou meios) de comunicação social´ (grande imprensa, rádio, televisão, cinema, etc.).
Ninguém o proíbe de escrever «media» e de pronunciar ¦mídia¦, como também não é possível proibir a pronúncia de «software» na língua de origem, visto não haver até hoje substituto válido. Mas deve escrever o termo entre aspas (ou em grifo), quando se referir a este estrangeirismo.
Note que Aurélio regista `mídia´, assim mesmo, para `meios de comunicação social´. Num critério de considerar legítimas as variantes da Lusofonia, podemos também em Portugal usar a grafia `mídia´; mas, então eu recomendo que a palavra seja grafada entre comas, por ser um neologismo.*
Canasto/Canastro - Para Portugal, encontrei: canasta (jogo) e canastro (cesto alto e estreito; dar cabo do canastro: arruinar a saúde). Para o Brasil, canastra (jogo) e canastro (como para Portugal).
Concluindo, `canasto´ não existe nos vários dicionários que consultei. Canastro existe, mas com as acepções indicadas. Se a utilização pretendida pode ter alguma semelhança com esses sentidos, não vejo qualquer inconveniente na adopção deste último termo.
Mas se se trata de significado muito particular (que desconheço), a palavra com esse valor semântico entra no campo de `termo técnico adoptado por comunidade restrita´, como tantos outros, e só posso dizer que, quer `canasto´ quer canastro, são vocábulos bem formados.
* Cf. Ouvir ainda a explicação da linguista Margarita Correia no programa Língua de Todos, na Antena 2, do dia 24/11/209 , aqui (13´44'' – 18'36'').
Ao seu dispor,