DÚVIDAS

Gestuar vs. gestualizar

Estou a frequentar o Curso de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa e tem surgido frequentemente a dúvida sobre a palavra a usar quando queremos dizer que alguém está a utilizar a língua gestual: «está a "gestuar"», ou «a "gestualizar"»?

Segundo Maria Augusta Amaral, em Para Uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa, é gestuar. Podem esclarecer-me, por favor?

Obrigada.

Resposta

A questão que apresenta é particularmente difícil por várias razões:

a) em primeiro lugar, não encontrei dicionarizada, enquanto entrada num dicionário, nenhuma das versões (embora gestualizar integre a lista de palavras possíveis a partir do radical gest- no Dicionário Houaiss…);

b) em segundo lugar, ambas as formas são bem formadas no português;

c) em terceiro lugar, estamos a falar, não de linguagem geral, mas de linguagem específica, diria mesmo de uma terminologia específica.

Tendo em conta a alínea c), ou seja, o facto de se tratar de uma área específica, deverão ser os especialistas nessa área a definir e fixar os termos e o seu significado. Nesse sentido, havendo um estudo, como o que cita, a usar gestuar, poderíamos pensar que esse é o termo preferido pela comunidade especializada em língua gestual. Por outro lado, nenhum dos termos ocorre no Programa Curricular de Língua Gestual Portuguesa: Educação Pré-Escolar e Ensino Básico, disponível no sítio da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), mas o termo gestualizar aparece no sítio do Plano Nacional de Leitura.

Estamos, pois, perante um impasse, em que ambas as palavras são utilizadas para designar o mesmo conceito. Perante esta situação, e enquanto a comunidade especialista ou utilizadora não faz a sua escolha, a única coisa que poderei dizer é que eu, se tivesse de escolher, escolheria gestuar, palavra mais pequena, recorrendo a um princípio de economia.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa