A professora Carla Marques esclarece, no desafio semanal, qual a função sintática do constituinte «com a tua decisão» na frase «Fiquei triste com a tua decisão» (rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 23/06/2025)
A professora Carla Marques esclarece, no desafio semanal, qual a função sintática do constituinte «com a tua decisão» na frase «Fiquei triste com a tua decisão» (rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 23/06/2025)
«Camões é fonte inesgotável de mitos, não apenas pelo seu percurso existencial, mas ainda pela epopeia poética em torno da qual se desenvolveu, desde a sua morte aos nossos dias, uma imagem nacional que contribuiu para a criação de um imaginário coletivo e de uma filosofia portuguesa em torno dos heróis nacionais, os lusitanos e a lusitanidade» – sublinha Ana Cristina Alves, investigadora auxiliar e coordenadora do serviço educativo do Centro Cultural e Científico de Macau neste artigo a respeito das recriações poéticas da biografia de Camões e da passagem do poeta por Macau.
Artigo publicado no jornal Hoje Macau em 17/06/2025 e aqui transcrito com a devida vénia.
A propósito de um artigo publicado no jornal Público, na edição de 15 de junho, sobre algumas das principais dificuldades dos estudantes do ensino secundário em Portugal na disciplina de Português, a consultora Inês Gama apresenta uma reflexão sobre alguns dos problemas destes alunos diagnosticados pelos professores ouvidos nesse artigo.
"Sózinho", "amenidades" (hoteleiras) e uma "cidade-berço" (para imigrantes) são três dos erros e equívocos que sempre ocorrem no incansável trabalho informativo da televisão. O consultor Carlos Rocha analisa cada um destes casos.
Apontamento da consultora Inês Gama sobre os sentidos e usos das palavras reticente e renitente. Incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 15 de junho de 2025.
«[Nós, Portugueses,] derrubámos uma longuíssima ditadura e terminámos com a opressão que mantínhamos sobre diversos povos e com eles estabelecemos novas alianças e criámos uma comunidade de países de língua portuguesa» – sublinha a escritora Lídia Jorge numa passagem do discurso que proferiu nas comemorações de 2025 do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Lagos. Texto recolhido no jornal regional Sul Informação e aqui partilhado.
O dia 1 de junho de 2025 foi com certeza assinalado no Porto por mil e um acontecimentos e incidentes, mas um deles proporcionou a ocasião para um uso que parece relativamente recente: o de uma assentada, protesto que o grupo ativista Climáximo organizou junto do Aeroporto Sá Carneiro, nos arredores da Cidade Invicta. O consultor Carlos Rocha comenta este neologismo semântico.
«Era um homem de grande simplicidade e afabilidade, e muitíssimo prestável...» – assinala o arquivista e bibliotecário Paulo J. S. Barata a respeito do linguista, escritor e crítico literário Fernando Venâncio, que faleceu em Mértola, no dia 30 de maio de 2025. Apontamento que o autor incluiu na mesma data no seu mural de Facebook e aqui disponibilizado com a devida vénia.
No desafio semana, a professora Carla Marques explora a significação do provérbio ««Quem com porcos anda, farelo come» (apontamento divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 01/06/2025) .
«Durante séculos, a língua portuguesa foi uma imposição. Foi espada, foi cruz, foi silêncio. Hoje, é escolha. Hoje, mais de 290 milhões de pessoas a usam como língua do afeto, da luta, do reencontro. É a língua mais falada do hemisfério sul, a quarta mais falada do mundo e é, cada vez mais, o idioma da esperança.»
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações