Verbo principal e copulativo («A Joana come o bolo») - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Verbo principal e copulativo («A Joana come o bolo»)

Um verbo pode ser considerado principal e copulativo, ao mesmo tempo? Por exemplo, na frase: «A Joana come o bolo», o verbo comer é principal ou copulativo?

Nádia Rodrigues Estudante Porto, Portugal 25K

Em cada contexto em que ocorre, um verbo só tem uma interpretação, pelo que se pode dizer que ele não pode ser, ao mesmo tempo, principal e copulativo.

Mas quando é que um verbo é copulativo? De uma forma muito simplista, poderemos dizer que, numa dada frase, um verbo é copulativo se puder vir seguido de um adjectivo que se possa associar ao sujeito desse verbo, podendo essa associação ser confirmada, digamos assim, pelo facto de o adjectivo concordar em género e número com o núcleo do sujeito.

Exemplifico com dois verbos considerados copulativos:

(2) Ela está cansada.

(4) Elas estão cansadas.

(6) Ela continua interessada.

Etc.

A par de verbos como ser, estar, ficar, permanecer, continuar, etc., que funcionam como copulativos na maior parte das frases em que aparecem, há verbos principais que, em certas frases, podem ser considerados copulativos, como, por exemplo, o verbo comer nos exemplos (7) a (10):

(7) Ele come deliciado.

(8) Ela come deliciada.

(9) Eles comem deliciados.

(10) Elas comem deliciadas.

Porém, no exemplo que apresenta, comer é um verbo principal, pois é seguido de um grupo nominal o bolo que lhe serve de complemento directo. Repare que, se o sujeito for plural, não tem de fazer o mesmo com o complemento:

(11) A Joana e as amigas comem o bolo.

Edite Prada
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Morfologia; Sintaxe