Sobre o verbo auxiliar haver - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre o verbo auxiliar haver

«Nela se garantia que cerca de duzentos elementos inimigos e respectivas famílias haviam atravessado a fronteira com o Zaire.»

O verbo haver foi utilizado corretamente nesta frase?

Obrigada.

Odete Portela Estudante Lisboa, Portugal 42

A oração «que cerca de duzentos elementos inimigos e respectivas famílias haviam atravessado a fronteira com o Zaire» está correta. 

O verbo haver pode empregar-se em todas as pessoas «quando é auxiliar (com sentido equivalente a ter) do verbo pessoal, quer junto a particípio, quer junto a infinitivo antecedido da preposição de» (Cunha, Celso, Cintra, Lindley, 2005. Nova gramática do português contemporâneo. pág. 532). Neste caso, estamos perante um pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, em que o verbo auxiliar temporal haver equivale ao verbo ter. Veja-se a conjugação:

Eu havia atravessado

Tu havias atravessado

Ele, ela/ você havia atravessado

Nós havíamos atravessado

Vós havíeis atravessado

Eles, elas/ vocês haviam atravessado 

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo