«Olhos cinza» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Olhos cinza»

«Olhos cinza» ou «olhos cinzas»? Se não estou enganada, o adjetivo tem que respeitar o género e número do substantivo... nesse caso seria "cinzas"?

No entanto, "cinza" parece soar melhor. Qual o correto?

Muito obrigada.

 

Ana Nunes Declarante Quarteiras, Portugal 942

No caso, cinza subentende «cor de cinza», pelo que se usa como adjetivo invariável, à semelhança do emprego adjetival de rosa.

Há vários dicionários que registam cinza como sinónimo de cinzento e adjetivo relativo a cor que se usa nos dois géneros: «um chapéu cinza», «uma camisola cinza» – cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, dicionário da Porto Editora (na Infopédia) e Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Contudo, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica que a forma adjetival cinza se mantém igual no singular e no plural. Sendo assim, recomenda-se na fala e na escrita: «dois chapéus cinza», «duas camisolas cinza».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia Flexional Campos Linguísticos: Plural (nomes e adjectivos); Contrastes de género