O pronome consigo (português de Portugal) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O pronome consigo (português de Portugal)

Sou frequentemente corrigido desde que decidi – de acordo com o plasmado no livro de português adoptado para o 7.º ano de escolaridade – utilizar o pronome obliquo tónico com preposição consigo na presença dos pronomes pessoais você/ele/vocês/eles. Gostaria de saber se nas frases que se seguem o uso do pronome em causa está correcto:

1. Você viu o Agnelo, o meu filho mais novo? Eu presumi que ele estivesse consigo!

2. Vocês são responsaveis por estes dois casais de idosos. Eles deverão permanecer o maior tempo possível consigo aqui na sala de estar.

3. Patrão, eu entreguei a guia de transporte ao Mascarenhas, tenho a certeza!A guia tem de estar consigo.

4. Eles são os peregrinos mais obstinados e asseadinhos que conheço! Vou para todo o lado consigo...Lourdes, Compostela...

Em meu entender apenas será consensual porque coloquial usar o consigo na primeira frase, usando-se na segunda frase o «com vocês», na terceira o «com ele» e na quarta o «com eles». Gramaticalmente será correcto usar o "consigo" nas quatro frases?

Muito obrigado, desde já.

Rodrigo Monteiro Engenheiro Coimbra, Portugal 316

Para selecionar o pronome correto, é importante identificar a que pessoa gramatical ele se refere. Assim,

1. «Você viu o Agnelo, o meu filho mais novo? Eu presumi que ele estivesse consigo!» – a seleção do pronome consigo é correta desde que se refira ao interlocutor, você, significando «que ele estivesse com você»;

2. «Vocês são responsáveis por estes dois casais de idosos. Eles deverão permanecer o maior tempo possível consigo aqui na sala de estar.» – quando se utiliza o pronome vocês com a preposição com, a forma deve ser «com vocês», pelo que a frase correta seria « Eles deverão permanecer o maior tempo possível com vocês aqui na sala de estar»;

3. «Patrão, eu entreguei a guia de transporte ao Mascarenhas, tenho a certeza! A guia tem de estar consigo.» – se o pronome se referir a patrão, a forma correta será consigo («A guia tem de estar consigo = com o patrão»), mas, se se referir a Mascarenhas, então a forma correta será com ele («A guia tem de estar com ele = com o Mascarenhas»);

4. «Eles são os peregrinos mais obstinados e asseadinhos que conheço! Vou para todo o lado consigo...Lourdes, Compostela...» – referindo-se a eles, a forma do pronome deverá ser com eles («Vou para todo o lado com eles = com os peregrinos»). 

Disponha sempre! 

(Para algumas informações sobre particularidades de utilização dos pronomes no português do Brasil, consultar as respostas dadas aqui e aqui)

Carla Marques
Tema: Formas de tratamento Classe de Palavras: pronome
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Semântica Campos Linguísticos: Deixis