Entramos vs. entrámos - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Entramos vs. entrámos

É possível escrever «Chegámos tarde, mas entramos com tudo»? Não me consigo entender com os meus colegas, que referem que a frase está correcta, mas na minha opinião o facto de termos dois tempos verbais diferentes deixa-me desconfiado, e soa-me muito mal (na minha opinião só com entrámos é que a frase ficaria correcta). Será que me pode esclarecer, por favor?

Ricardo Velho Portugal 3K

A duas possibilidades estão corretas, mas significam coisas diferentes. Se a ideia diz respeito ao passado, a frase indicada seria: «Chegámos tarde, mas entrámos com tudo.» Por exemplo, alguns funcionários, porque tiveram um atraso nos transportes, chegaram tarde ao trabalho. No entanto, logo que chegaram, puseram-se a trabalhar arduamente. A forma entrámos, referente à primeira pessoa do plural do verbo entrar do pretérito perfeito, escreve-se com acento agudo no a, portanto, á.

Se a ideia tiver que ver com o presente, por exemplo, os amigos falam uns com os outros e dizem «Chegámos tarde, mas [agora] entramos com tudo [e vamos demonstrar que somos excelentes funcionários...]», neste caso, utilizando o presente do indicativo do verbo entrar, primeira pessoa do plural, não se acentua a forma verbal.

Filipe Carvalho
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo