A grafia (diferente) das abreviaturas e dos símbolos - O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma Artigo
A grafia (diferente) das abreviaturas e dos símbolos

1. A abreviatura é a representação escrita de uma ou mais palavras com a omissão de certas letras, visando economia de tempo e de espaço. Para indicar que se trata de uma abreviatura, utiliza-se o ponto abreviativo: esse ponto indica que houve supressão de letras.

Exemplos:

Palavra ou locução

Abreviatura

artigo

art.º

número

n.º

volume

vol.

por exemplo

p. ex.

se faz favor

s. f. f.

Doutor

Dr.

Senhor

Sr.

Excelentíssimo

Ex.mo ou Exmo.

Sua Excelência

S. Ex.ª

 

Esse ponto abreviativo também se utiliza na redução dos numerais ordinais: primeiro – 1.º; segunda – 2.ª; terceiro – 3.º

 [A lista de abreviaturas aqui e aqui.]

 

2. O símbolo é a representação de uma noção por meio de letras, números, pictogramas, ou da combinação destes elementos. Os símbolos constituídos por letras são sinais convencionais e invariáveis utilizados para facilitar e universalizar a escrita e a leitura das unidades de diversos sistemas ou de elementos químicos. Os símbolos não são seguidos de ponto abreviativo, pois são apenas sinais convencionais (não são palavras). Outro pormenor: os símbolos das unidades que representam a grandeza escrevem-se com um espaço de intervalo (exs.: 10 min; 15 ºC).

 

Exemplos:

Elemento, unidade

Símbolo

prata

Ag

ouro

Au

litro

L

quilograma

kg

quilómetro

km

metro

m

centímetro

cm

hora

h

segundo

s

grau Celsius

ºC

grau Fahrenheit

ºF

 

As abreviaturas admitem flexão em género e em número (p. ex.: eng.ª; n.os ), enquanto os símbolos permanecem invariáveis (p. ex.: 25 L; 75 kg; 35 cm; 3 h; 30 ºC).

[As regras e a lista  das unidades e símbolos mais correntes, aqui e aqui.]

 

 

Cf. Como utilizar corretamente símbolos e nomes de unidades, da autoria de Guilherme de Almeida.

 

Sobre a autora