DÚVIDAS

A abreviatura da fórmula «atentos e veneradores»

Encontrei no fim de uma carta de 1926 a expressão de despedida «Somos Atos e Ves».

"Atos" julgo corresponder a uma forma mínima de Atentos.

Já o "Ves",que parecendo, embora, ter origem no vocábulo venerável suscita-me dúvidas, pelo que muito agradeço uma V. resposta.

Cumprimentos

Resposta

Trata-se de uma abreviatura possível da fórmula «atentos e veneradores», que ocorria na correspondência formal.

A abreviatura  tradicional de atento é at.o, sem maiúscula inicial1, pelo que é legítimo inferir que at.os  seja o plural correspondente, e "Atos" constitua uma grafia mais descuidada, sem ponto abreviativo.

Já a abreviatura de venerador tem variantes2: v.or e ven. dor, sem maiúscula inicial. Não foi possível identificar uma abreviatura estável para o plural correspondente, não se excluindo que também este estivesse sujeito a certo arbítrio. No caso em questão, parece ter faltado mais uma vez o ponto: "Ves", em lugar de v.es.

De qualquer modo, a fórmula em questão só poderá ser «atentos e veneradores», uma versão mais breve do plural de «atento, venerador e obrigado», que caiu em desuso e se revestia de alguma deferência exagerada, como já observava Vasco Botelho de Amaral em 1958 (cf. nota 2):

«A antiga fórmula do at.º, ven.dor e obrigado é complicada.

[...] E Agostinho de Campos comentou:

"Era preciso acabar com... os amigos, atentos, veneradores e obrigados, por extenso ou abreviados, e substituir  toda esta tralha por fórnulas mais rápidas, e até por uma palavra só [...]".»

 

1 Foi consultado o "Registo de abreviaturas" em apêndice ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) que a Academia das Ciências de Lisboa publicou em 1940.

2 Cf. VOLP de 1940 e Vasco Botelho de Amaral, Grande Dicionário de Dificuldades e Subtilezas do Idioma Português (1958), p. 384/385.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa