A relação do modificador (de frase ou do grupo verbal) com o predicado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A relação do modificador (de frase ou do grupo verbal) com o predicado

Com as mudanças/retificações nas Metas Curriculares, acompanhadas pela publicação de muitas gramáticas, verifico não haver consenso quanto à inclusão do modificador no predicado. Daí a questão: o modificador (seja ele "do grupo verbal" ou "de frase", conforme terminologia anterior) integra ou não o predicado?

Obrigada pelo esclarecimento.

Sofia Silva Professora Lisboa, Portugal 680

Da leitura dos Programas e Metas Curriculares de Português dos Ensinos Básico e Secundário, concluímos que os alunos apenas devem saber identificar o modificador, não existindo qualquer referência à distinção entre modificador do grupo verbal ou de frase, como surge no Dicionário Terminológico (DT), o atual instrumento regulador dos termos e conceitos relativos ao funcionamento da língua. Neste, podemos entender a diferença pela hierarquia que é apresentada, visto que a explicação e os exemplos são exatamente os mesmos para um e para outro.

Tentando responder de forma simples à sua questão, o modificador de frase subordina-se a toda a oração, não fazendo, portanto, parte do predicado:

♦ «Na minha opinião, as crianças deviam ter ido para a cama mais cedo.» (Gramática do Português)

 

♦ O modificador do grupo verbal está subordinado ao próprio grupo verbal, logo, faz parte do predicado:«O Pedro conheceu a Júlia em Coimbra.» (Gramática do Português)

       

Nos Programas e Metas Curriculares de Português, são também referidos modificador restritivo do nome e o modificador apositivo do nome, que não são objeto desta resposta.

 

Fontes:

Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico

Programas e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário 

RAPOSO, Eduardo et al. (orgs).Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. 

Dicionário Terminológico

Aura Figueira
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Funções sintácticas