DÚVIDAS

Travessão e vírgula no discurso direto
Tenho uma dúvida sobre pontuação de diálogo e de discurso direto. Pesquisando em gramáticas, vi que é possível mesclar travessão e vírgula em diálogos, por exemplo: "— Nem banho tomei, ela esclarecia", porém estou em dúvida sobre quais outros tipos de pontuação seriam corretos nesse caso e se poderia ser um ponto final (ou isso seria um truncamento de períodos?): 1. — Nem banho tomei. Ela esclarecia. 2. — Nem banho tomei? Ela perguntava. 3. — Nem banho tomei?, ela perguntava. 4. — Nem banho tomei — ela esclarecia. Seria gramaticalmente correto iniciar uma fala com o travessão e não colocar outro travessão para fechá-la antes de um trecho narrativo? Todas as opções acima estão corretas? Uma outra dúvida seria sobre a recorrência desse uso misto de travessão e vírgula, pois me parece pouco usual a vírgula sendo utilizada em conjunto com as aspas: 5. "Nem banho tomei", ela esclarecia. Esse uso misto é atual e corrente? Desde já agradeço.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa