Como a escrita «[se tornou] basilar para compreendermos o mundo» é o que explica o professor universitário e investigador na área das línguas, literaturas e cultura português Marco Neves neste seu último livro, sob a chancela da editora Guerra & Paz (2023).
Uma publicação sobre as perspetivas que se abrem à língua portuguesa numa região intercontinental, compreendida entre o Brasil e os quatro países de língua oficial portuguesa na costa ocidental de África – Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, e Angola.
Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática é uma publicação da Grácio Editor e organizada por Paulo Nunes da Silva, Alexandra Guedes Pinto e Carla Marques. Reúne um conjunto de artigos que resultam de contributos apresentados no II Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA2).
Emília Amor deixou-nos uma última publicação: a obra Didática do Português. Sinais de um percurso de vida, editada pela Fundação Manuel Leão (2022).
A obra Linguística do texto e do discurso, de Antónia Coutinho, traz uma importante análise de quadros e perspetivas desenvolvidas no âmbito da linguístia textual e discursiva.
Aprendendo com os erros. Uma perspetiva comunicativa do ensino da língua, da autoria do professor brasileir, Francisco José Quaresma de Figueiredo (chancela da Parábola Editorial, 2023), tem como destinatários especiais os candidatos a professores e/ou tradutores de inglês.
Ao longo de 16 capítulos, Paulo Neves da Silva em Frases emblemáticas que foram ditas pelos nossos reis e rainhas, apresenta-nos algumas das frases mais emblemáticas, acompanhadas da contextualização histórica, dos monarcas portugueses, como: «São rosas, senhor» ou «Antes rainha por uma hora do que duquesa toda a vida», palavras da rainha Santa Isabel (ao rei D. Dinis) e de D. Luísa de Gusmão, respetivamente.
Uma obra em dois volumes que reúne muitos dos estudos desenvolvidos por Clarinda Azevedo Maia, linguista e filóloga da Universidade de Coimbra, figura bem conhecida nos meios especializados da filologia e da linguística portuguesa e galega, sobretudo devido à sua História do Galego-Português (1986).
A revista Veredas de estudos linguísticos, uma publicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, apresenta o número 2 do volume 26 (2022), constituindo uma publicação atemática, composta por artigos de interesse variado.
Uma seleção de artigos que Xosé María Lema Suárez (Vimianzo, 1950), professor de Geografia e História do ensino secundário na Galiza, publicou em 2021. O autor tem extensa obra dedicada ao património galego, dando especial atenção à arquitetura rural, à toponímia e à lexicografia galegas.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações