Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Ou talvez não!
Por Paulo Neves da Silva

Ao longo de 16 capítulos, Paulo Neves da Silva em Frases emblemáticas que foram ditas pelos nossos reis e rainhas, apresenta-nos algumas das frases mais emblemáticas, acompanhadas da contextualização histórica, dos monarcas portugueses, como: «São rosas, senhor» ou «Antes rainha por uma hora do que duquesa toda a vida», palavras da rainha Santa Isabel (ao rei D. Dinis) e de D. Luísa de Gusmão, respetivamente. 

Vol. I Linguística Histórica e História da Língua Portuguesa; Vol. II Dialetologia, Sociolinguística e Línguas em Contacto
Por Clarinda de Azevedo Maia

Uma obra em dois volumes que reúne muitos dos estudos desenvolvidos por Clarinda Azevedo Maia, linguista e filóloga da Universidade de Coimbra, figura bem conhecida nos meios especializados da filologia e da linguística portuguesa e galega, sobretudo devido à sua História do Galego-Português (1986).

Número 2 (volume 26)
Por Denise Weiss

revista Veredas de estudos linguísticos, uma publicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, apresenta o número 2 do volume 26 (2022), constituindo uma publicação atemática, composta por artigos de interesse variado.

Unha Década de Artigos en Defensa do Galego (2009-2019)
Por Xosé María Lema Suárez

Uma seleção de artigos que Xosé María Lema Suárez (Vimianzo, 1950), professor de Geografia e História do ensino secundário na Galiza, publicou em 2021. O autor tem extensa obra dedicada ao património galego, dando especial atenção à arquitetura rural, à toponímia e à lexicografia galegas.

Veredas
Por Sabrina Sedlmayer e Alexandre Amaro

revista Veredas, publicação da Associação Internacional de Lusitanistas, apresenta o dossiê temático «Prisões e confinamentos: escrita do cárcere», que propõe reflexões sobre a produção literária em ambientes cuja liberdade de expressão foi negada. Esta edição apresenta um conjunto de artigos com variados temas que refletem sobre as condições de produção literária em ambientes cuja liberdade foi interdita.

Contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica
Por Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer, Sweder Souza.

Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão críticaobra editada pela Universidade do Porto (U. Porto Press) e organizada por Francisco Calvo del OlmoSílvia Melo-Pfeifer e Sweder Souza, apresenta, ao longo de três capítulos, artigos que evidenciam as particularidades de ensino-aprendizagem de Português Língua Não Materna (PLNM) em diferentes contextos, que vão da Argentina, à Áustrália, à Suíça, a Marrocos, entre outros espaços geográficos. 

Edição de João Paulo Silvestre
Por Rafael Bluteau

O legado de Rafael Bluteau (1638-1734), não se resumindo ao extenso Vocabulario Portuguez e Latino (1712-1728), é muito diversificado e volta hoje a chamar a atenção de investigadores e divulgadores. É caso do filólogo e linguista João Paulo Silvestre (Universidade de Aveiro – UA), que, com esta edição do Vocabulário de Nomes Próprios, publicada pela UA Editora, dá nova visibilidade à amplitude da intervenção do padre Bluteau entre os precursores dos estudos de onomástica em Portugal.

Por Rui A. Alves, Isabel Leite

O manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências é uma publicação da Fundação Belmiro de Azevedo, editada por Rui A. Alves e Isabel Leite e coordenada por Carlos Nadalim. Reúne um conjunto de textos que abordam assuntos relacionados com a política da leitura, a formação de professores e os contributos trazidos pela investigação em neurociências, psicolinguística e linguística para uma melhor compreensão da aprendizagem da leitura.

Homenagem à Professora Fátima Oliveira, número especial
Por Centro de Linguística da Universidade do Porto

A revista Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, uma publicação digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dedica o seu segundo volume, em 2022, a uma homenagem à linguista e professora universitária Fátima Oliveira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.