DÚVIDAS

ATUALIDADES

Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Montra de Livros

Gramática Histórica do Português Europeu

Um volume que faz parte de uma coleção da editora brasileira Parábola destinada a alunos universitários. A autora, Esperança Cardeira, linguista e professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é nome destacado nos estudos de história da língua em Portugal, com publicações como Entre o Português Antigo e o Português Clássico (2005), O Essencial sobre a História do Português (2006) e, em coautoria, Norma e Variação (2008).
Histórias do Português do Brasil

Histórias do Português do Brasil (2022), uma publicação a cargo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é dedicada à discussão de fenómenos linguísticos característicos do português brasileiro (PB). Esta edição é organizada por Hélcius Batista Pereira e Marcelo Módolo e reúne trabalhos de investigação que abordam diferentes «vertentes do pensamento acerca da linguagem e dialogam com materiais já publicados pelos próprios autores».
O Ensino das Literaturas em Português

Portuguese Literary & Cultural Studies (Outono 2022/Primavera 2023)

O número especial da revista PLCS 38/39 (Outono 2022/Primavera 2023) (Portuguese Literary & Cultural Studies), publicada pela Tagus Press no Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da Universidade de Massachusetts Dartmouth, oferece ao leitor reflexões de diferentes especialistas acerca do ensino das literaturas em português.
Teoria discursiva em diálogo

Perspetivas e análises

Apresentação de Teoria discursiva em diálogo: perspetivas e análises, da Grácio Editor, uma publicação em acesso livre, constituída pelo trabalho conjunto de sete autores: Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira Santos, Carla Marques e Célia Barbeiro.
Revista Entreletras

Gêneros Orais no/do Trabalho Docente e nas Práticas Educativas

 O primeiro número da Revista Entreletras, uma publicação a cargo do Laboratório Brasileiro da Oralidade, Formação e Ensino (LABOR) e da Universidade Federal do Tocantins, é dedicado ao ensino dos diferentes géneros orais nos vários níveis de escolarização básica. Com o título Gêneros Orais no/do Trabalho Docente e nas Práticas Educativas, este número discute a «conceção da oralidade, fala, gêneros orais e as repercussões dessas ideias para o ensino».
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa