Falares e Ditarenhos do Alentejo, de Luís Miguel Ricardo, é um livro que apresenta a maneira de falar dos alentejanos «em redor de um balcão entre copos e petiscos». A globalização põe em risco o perpetuar destes falares e esta obra, no discurso do autor, pretende contribuir para contrariar esta situação. A seleção de termos e expressões não se cinge só a uma parte do Alentejo, mas a todo o Alentejo e, daí, se ter iniciado em 2010. E, diga-se, não foi só trabalho do autor, mas de um grupo de pessoas motivadas com este propósito. O resultado foi mais de 4000 entradas. As expressões e os vocábulos identificados são indicadores históricos e etnográficos de um povo de uma dada região. É resultado de um trabalho profícuo de uma equipa que nos apresentou vocábulos e expressões como: «parrascana», «chaparro», «fado d'um cabrão!», «xiribita», «sono assado», «fezes», «enzamboêrado dos cornos», «mode quem?», «O boi em terra alheia qualquer vaca o encorneia», «cagarrinha», «chumbadela», «melhadura», «pelengana», «é tão certo como um galo cantar de bico aberto», «fazer um mandado», «tem avondo», «cadelêro», «apanhar uma charambutada», e outros...
Um reparo final para a omissão da bibliografia consultada pelo autor, tendo em conta, até, as inúmeras obras anteriormente publicadas sobre o linguajar alentejano. Por exemplo (e para citar apenas os integrantes da biblioteca do Ciberdúvidas): Dicionário de Falares do Alentejo, Dialecto Alentejo, Tratado das Alcunhas Alentejanas, A Linguagem Popular do Baixo-Alentejo ou Motivos Alentejanos.
Cf. Alentejo – Uma Seara Vocabular, de José Rabaça Aguiar, em colaboração com os alunnos da Escola Básica Integrada Fialho de Almeida, de Cuba.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações