5 bons motivos (e 10 regras) para usar corretamente a vírgula - O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma Artigo
5 bons motivos (e 10 regras) para usar corretamente a vírgula
5 bons motivos (e 10 regras) para usar corretamente a vírgula

Em artigo assinado pela jornalista Marta Leite Ferreira, no jornal digital Observador de 6/08/2018 – na íntegra aqui –, contam-se cinco casos de vírgulas mal colocadas ao longo da História  e o seus resultados.

Desde a dívida milionária que custou ao Governo de George Washington, nos Estados Unidos, até ao erro do tradutor do livro mais publicado em língua inglesa, “A Bíblia Sagrada, contendo o Velho Testamento e o Novo”, a ponto de o levar ao cadafalso, no reinado de Jaime I, no início do século XVI.  Mas o seu contrário também sucedeu. Foi quando a czarina Maria Fyodorovna trocou uma vírgula que salvou a vida de um opositor do marido, o imperador russo Alexandre III.

Ou, ainda, o caso contado pela já falecida jornalista portuguesa Helena Sanches Osório sobre a colocação de uma vírgula num artigo de uma lei que estava no Parlamento –  e que teria valido a alguém 120 mil contos (o equivalente a 600 mil euros). 

Último caso: a vírgula que pode ditar uma herança. E, no fim, as 10 regras que, se cumpridas a preceito, podem  poupar «dinheiro na carteira» ou, até, transformarem-se em «questão de vida ou... de morte».
 

O texto completo encontra-se acessível aqui.

Sobre a autora

Jornalista portuguesa, trabalha no jornal digital Observador.