«No meio militar não são permitidas falhas, coletes defeituosos, armamento mal construído ou escassez de mantimentos podem ser fatais.»
A frase extraída de uma notícia do Jornal de Notícias deixa os leitores confusos e a questionar-se sobre o seu verdadeiro sentido. Onde está o rigor na pontuação?
Claramente, estamos perante um bom exemplo de como a pontuação errada, ou a falta dela, favorece uma má interpretação, senão mesmo a incompreensão total do que se pretende dizer. E tão comum é este erro nos media portugueses…
Se o que se pretendia referir é que no meio militar não são permitidas falhas, coletes defeituosos, armamento mal construído e escassez de mantimentos, então o «…podem ser fatais» está a mais na mesma. Mas se, como parece ser o mais óbvio, o propósito era acentuar que, entre as falhas possíveis, existem umas consideradas fatais – os coletes defeituosos, o armamento mal construído e a escassez de mantimentos –, então é toda a pontuação que está em causa. Veja-se como um simples ponto faz toda a diferença: «No meio militar não são permitidas falhas. Coletes defeituosos, armamento mal construído ou escassez de mantimentos podem ser fatais.»
N. E. – Agradece-se a Guilherme de Almeida a chamada de atenção para o texto em causa.