Ensino - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Ensino Exames Nacionais
Questões relativas ao ensino do português língua materna/língua estrangeira.
Imagem de destaque do artigo

Continuando as apreciações que fez acerca dos Exame Nacional de Português do 12.º ano no Público (artigo disponibilizado também aqui)António Carlos Cortez publica novo texto em 24/07/2016 no mesmo jornal, tecendo comentários muito críticos sobre a (má) situação da disciplina de Português, conforme indiciam os muitos erros e lacunas de aprendizagem que os alunos revelam na escrita, na construção do discurso e na interpretação de textos.

Imagem de destaque do artigo

« (...) Em cinquenta exames corrigidos [no Exame Nacional de Português do 12.º ano deste ano] o número de negativas ascenda a mais de 40%. Destes 40% mais de metade são provas com níveis inferiores a sessenta pontos em duzentos. É grave e, por muito que se fale em rigor e exigência, como é que podemos calar (nós, professores) a preocupação e a revolta quanto ao actual estado a que a língua portuguesa chegou? (...) »

[artigo que se transcreve com a devida vénia do jornal "Público" de 19 de Julho de 2016. Respeitou-se a norma seguida pelo jornal, anterior ao Acordo Ortográfico.]

Texto saído na secção Cartas ao Director do jornal Público de 21 de Junho de 2009, sobre os exames nacionais de Português do 10.º e do 12.º ano do ensino secundário em Portugal.

Como é do conhecimento geral, os jovens prestes a terminar o ensino secundário [em Portugal] sujeitam-se, nesta época, a alguns exames nacionais. Trata-se só de alguns exames, que não para todos os alunos.

 

No jornal "Público" de 4 de Julho de 2008, a investigadora Maria Filomena Mónica faz uma avaliação de pormenor dos Exames Nacionais — 2008 em Portugal.

 

Os exames nacionais do ensino básico (9.º ano) e secundário (12.º ano), edição de 2008, foram fortemente criticados por várias associações e especialistas de diferentes áreas do saber. A crónica de Inês Pedrosa publicada no Expresso e reproduzida abaixo faz uma análise crítica dos exames de língua portuguesa.